Saúde

Bento lidera ranking estadual em serviço de saúde

Programa mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários
03/02/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/Freepik

     Bento Gonçalves está em primeiro lugar no ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde (MS), com 8,6 de pontuação. O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os municípios acima de 100 mil habitantes. Com relação aos municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, a cidade está na quarta posição.  

     O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo MS, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.

     Para a secretária municipal de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, em um período de desafios com a pandemia, os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica. “Este resultado é mérito da equipe, uma equipe comprometida, engajada e qualificada. E isso é demonstrado nos números que colocam Bento em um patamar de saúde muito alto. E isso nos alegra, e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde de qualidade para população. Mesmo em uma situação difícil em um período de pandemia conseguimos realizar todo atendimento contra covid e ampliamos o atendimento da atenção básica”, comemora.

     O município conta com 16 equipes de Estratégia Saúde da Família. O dado, do terceiro quadrimestre de 2021, é 116% maior do que o índice anterior.

Indicadores

     O Previne Brasil avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas.

     Bento teve desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes com ao menos seis consultas pré-natal realizadas; com realização de exames para sífilis e HIV; e de gestantes com atendimento odontológico realizado.

     Os indicadores relativos ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada também apresentaram resultados positivos.

     O índice também mede a cobertura de vacinas como pólio e pentavalente e hipertensão.


MAIS NOTÍCIAS