Geral

Prefeitura planeja revitalizar Praça da Matriz

Projeto prevê replantio de árvores e melhorias no local
08/02/2022
Portal Adesso - Fotos: Henrique da Fonseca/Portal Adesso
Anterior Próximo

     A prefeitura de Garibaldi, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, estuda a execução de um projeto de revitalização da Praça da Matriz. A ideia surgiu após a execução do corte de cinco árvores de grande porte com risco de queda, que ofereciam perigo as pessoas que circulam pelo local. A ação foi realizada no final de janeiro e causou descontentamento de parte da população, devido as plantas estarem a aproximadamente 100 anos na praça.

     De acordo com a Secretária de Obras, Ana Pauline Mombach, a intenção é realizar o replantio de ao menos quatro árvores ciprestes idênticas as cortadas, além de promover outras melhorias. “Vamos realizar melhorias, mas manteremos o desenho e a identidade da praça. Serão plantadas novas árvores idênticas as cortadas, vamos rever os canteiros, passeio público, retiraremos os tocos das árvores cortadas, colocaremos novos bancos, faremos nova pavimentação, instalaremos nova iluminação nos moldes da utilizada na Buarque. A ideia é ter um espaço bem agradável para a população”, afirmou a secretária.

     As árvores ciprestes são plantas de grande porte, podendo atingir aproximadamente 50 metros, e se destacam pela longevidade. Conforme a secretária, elas serão replantadas em locais mais adequados, para facilitar o cuidado das mesmas. Além deste tipo de planta, também será plantada a espécie conhecida como “Acer palmatum”, árvore de pequeno porte muito utilizada na decoração de espaços, devido as suas folhas mudarem de cor conforme a estação do ano. 

     No momento, o projeto está em fase de planejamento e desenho do primeiro esboço da praça. Após, será aberta licitação para escolha da empresa responsável pela execução do mesmo. O período de entrega da obra estipulado pela Secretaria é de cinco meses. 


MAIS NOTÍCIAS