Geral

Estado inicia 2022 com redução em todos os indicadores criminais

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (11) pelo governador Eduardo Leite
11/02/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Gustavo Mansur/Palácio Piratini

     No primeiro mês de 2022, a queda da criminalidade no Rio Grande do Sul (RS) verificada ao longo dos últimos três anos se expressou de ponta a ponta nos indicadores monitorados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Todos os 22 índices divulgados mensalmente pela pasta encerraram janeiro em queda na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (11) pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e titular da SSP, Ranolfo Vieira Júnior, em ato realizado no centro de Esteio.

     Autoridades locais também participaram. O município da Região Metropolitana foi palco da divulgação por ter zerado em janeiro, pelo segundo ano seguido, os homicídios. Além disso, está sem latrocínios desde setembro de 2017.

     "Divulgamos os indicadores não como propaganda, é por transparência, um instrumento fundamental de gestão pública. Quando identificamos alguma inflexão negativa, podemos agir imediatamente. Como os dados têm sido positivos, celebramos. O Estado está fazendo investimentos robustos, devemos chegar a quase R$ 1 bilhão na segurança pública. E isso vai dar, como na está dando, outra capacidade de resposta aos nossos servidores da segurança", afirmou Leite.

     A baixa nos crimes contra a vida é o impacto mais relevante da ação das forças policiais a partir do planejamento do programa RS Seguro. A soma de homicídios, latrocínios e feminicídios, principais indicadores que compõem o conjunto tecnicamente conhecimento como crimes violentos letais intencionais (CVLI), bateu novo recorde de redução. Caiu 13,6%, de 169 em janeiro do ano passado para 146 no primeiro mês de 2022 – o menor total desde 2012, quando os três crimes passaram a ser contabilizados de forma individual. Em relação a 2018, o último ano antes da implantação do RS Seguro, quando houve 249 vítimas, a queda chega 41,4%.

     "É uma grande satisfação verificar que conseguimos reduzir todos os indicadores monitorados, sem qualquer senão. Além disso, nos crimes contra a vida, que é o nosso bem supremo, iniciamos o quarto ano do nosso governo com reduções. Ao longo dos últimos três anos, ao diminuir cada vez mais o número de vítimas na comparação com o patamar de 2018, já são mais de 2 mil vidas preservadas. Os números falam por si e atestam que, a partir do planejamento do RS Seguro e da abnegação dos homens e mulheres das forças de Segurança para um trabalho de excelência, estamos no caminho certo", afirmou Ranolfo.

 

MAIS NOTÍCIAS