Geral

Prefeito de Carlos Barbosa se posiciona contra a estadualização da BR-470

Estadualização de 13 quilômetros da rodovia está próxima de ser concluída
15/02/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação Prefeitura

     O prefeito de Carlos Barbosa, Everson Kirch, se posicionou contra a estadualização da BR-470. O gestor do município se mostrou preocupado, porque em sua visão o atendimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) é bom, mas com essa mudança, a assistência poderá piorar. 

     "A briga pela federalização dela vem de muitos anos e de lá para cá conseguimos avanços importantes em sinalização e estrutura", analisou Kirch. 

     Já para o prefeito de Garibaldi, José Bortolini, mais importante que a estadualização é a duplicação da rodovia. De acordo com o COREDE SERRA, a via  recebe 23 mil veículos por dia. Segundo Bortolini, esse número já comprova que a duplicação é a única saída. A prefeitura realizou até o momento 21 solicitações de melhorias no acesso do município. 

     O gestor de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, retratou que a Serra Gaúcha é uma região de riquezas e que as suas estradas não podem ficar sem receber as melhorias que precisam ser feitas. "Não importa se essa estrada vai ser do estado ou do governo federal, desde que seja concedida para que a iniciativa privada consiga fazer esses investimentos", comentou. 

     A estadualização de 13 quilômetros da BR-470, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, está próxima de ser concluída. o trecho será estadualizado após liberação do Governo Federal. O Estado ainda aguarda o processo de delegação de competência para que o processo de concessão possa ser concluído. Caso liberado, a estrada entre a entrada do Vale dos Vinhedos até a rotatória de Carlos Barbosa, entrará no pacote de concessões do governo estadual. Este pedaço da BR-470 era estadual até 2015, mas, após diversas reivindicações regionais, foi federalizado.


MAIS NOTÍCIAS