Educação

Biodigestor é instalado em escola do interior de Carlos Barbosa

Equipamento possibilitará uma geração diária de, pelo menos, quatro litros de biofertilizante natural
18/02/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     O Biodigestor Anaeróbio, adquirido pela prefeitura de Carlos Barbosa em dezembro do ano passado, por meio de licitação, foi instalado na manhã desta sexta-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de Turno Integral Santa Luzia, localizada na comunidade de Santa Luiza. O projeto-piloto foi orçado em R$ 13.300,00 e, posteriormente, será instalado nas demais escolas do município.

     Para a Secretária Eliani Inês Lanzarini, o projeto beneficiará os 150 alunos da escola, que aprenderão mais sobre as questões biológicas e sobre sustentabilidade. “É um projeto inovador e as crianças poderão aprender sobre o Biodigestor e toda essas questões que envolvem a sustentabilidade e meio-ambiente. Na escola a maioria dos alunos são filhos de agricultores, então essa questão ambiental já de casa e será reforçada com esse projeto”, destacou a secretária.

     O Biodigestor Anaeróbio é uma central tecnológica que acelera o processo de decomposição da matéria orgânica, transformando os resíduos orgânicos em biogás e fertilizante. O equipamento possui a capacidade de digestão de, no mínimo, quatro quilogramas de resíduos orgânicos por dia, sem a necessidade de trituração e é composto por um tanque digestor e tanque de gás, sendo o tanque de gás com capacidade para 500 a 1.000 litros, contendo filtro de carvão ativado para purificação do biogás. Todo o biogás gerado será utilizado na cozinha da escola.

     Além disto, possui um sistema que possibilita a liberação automática de biogás (válvula de alívio), contendo fogão de bancada adaptado para o uso de biogás como combustível com, no mínimo, uma boca. O sistema é autônomo, com capacidade de transportar o biogás do tanque para o fogão sem a necessidade de uso de energia elétrica.

     O equipamento possibilitará uma geração diária de, pelo menos, quatro litros de biofertilizante natural. O Biodigestor e reservatório são completamente vedados, eliminando qualquer risco de explosão e foi devidamente instalado, com treinamento incluso para uso.


MAIS NOTÍCIAS