Política

Moção de Protesto pede a permanecia do Cartório Eleitoral em Carlos Barbosa

20/07/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Vereador Everson Kirch (PP), é contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral em extinguir as zonas eleitorais com pequeno número de eleitores. Por isso, apresentou moção com o objetivo de manter o funcionamento do órgão na cidade.

     Na sessão desta segunda-feira (17), o vereador que foi o mais votado em Carlos Barbosa apresentou aos colegas, uma Moção de Protesto contra o fechamento do cartório eleitoral do município. Sua posição foi apoiada pelos demais colegas e aprovada de forma unanime.

     Conforme as novas normas da Justiça Eleitoral, só poderão ser mantidas, as zonas dos municípios com o limite médio de 70.000 eleitores por zonas eleitorais, nos municípios com até 200.000 eleitores. Também poderão ser mantidas as zonas eleitorais que, caso sejam extintas, tenham como única opção o remanejamento para zona eleitoral mais próxima, cujo número de municípios, somado ao número de municípios da zona a ser extinta, perfaça mais de seis.

     Dessa forma, se mantida, a norma atinge o Cartório Eleitoral de Carlos Barbosa, que atualmente atende também o município de Barão, somando 26.772 eleitores. Enfatizando a importância da conquista da criação do Cartório Eleitoral no Município, Kirch disse que a extinção das zonas eleitorais prejudicará os eleitores “Eles terão que percorrer maiores distâncias para ter acesso aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, afirmou.

     A Moção nº 06/2017 foi aprovada por unanimidade e será encaminhada a Câmara de Vereadores de Barão, a sede do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília e ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

 

 

MAIS NOTÍCIAS