Política

Com alta rejeição, MDB decide não participar da eleição suplementar de Garibaldi

Em nota, sigla que foi a responsável pelo afastamento do prefeito Alex tenta se eximir da “baderna” política que criou na cidade
27/02/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/Redes Sociais

     O prazo para que partidos políticos registrassem candidaturas na eleição suplementar de Garibaldi encerrou neste sábado (26). Antes disso, as agremiações partidárias realizaram convenções municipais e duas delas apresentaram ainda na quarta-feira (23) seus candidatos. O PT apresentou o advogado Sandro Garda como candidato a prefeito e o PP decidiu pelo empresário Sérgio Chesini. Já o MDB fez suspense e deixou para a última hora anunciar se teria ou não candidato a prefeito.

     Nossa equipe apurou que pelo menos quatro nomes foram procurados pelas principais lideranças do partido para concorrer, mas com a altíssima rejeição do MDB nas ruas, ninguém quis arriscar de expor seu nome. Os demais partidos da cidade também não apresentaram candidatos, pois muitos estão desorganizados ou com problemas na documentação junto a Justiça Eleitoral.

     Ainda neste sábado, a direção do MDB publicou Nota Oficial nas redes sociais com a data do dia 24 (quinta-feira), explicando os motivos da sigla de não ter candidato. No início, ela enalteceu seus governos e afirmou que governou Garibaldi por 30 anos, e no final, quis se eximir de todas as responsabilidades pelo momento político que o município vive, dizendo que política “não é vale-tudo” e isenta o partido de qualquer “ônus e culpa pela realização do novo pleito eleitoral".

     Por grande parte da comunidade a Nota Oficial teve reflexo negativo, uma vez que o MDB pareceu brincar com a inteligência da comunidade e faltou com a verdade quando disse que não nada tem a ver com a realização da nova eleição. 

     O pleito suplementar marcado para o dia 03 de abril só acontece pois o próprio MDB que perdeu as eleições municipais em 2020, entrou na justiça contra a chapa que venceu pelo voto popular. A ação judicial contra o prefeito Alex Carniel foi movida pela coligação Garibaldi no Caminho Certo (PDT, PTB, MDB, PL, DEM, PSD e PC do B), dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani, ambos do MDB. Na primeira instancia, o juiz de Garibaldi e o promotor arquivaram o processo, pois entenderam que não ocorreu nenhum crime eleitoral, mas o MDB recorreu e levou o caso para o TRE, onde culminou com o afastamento de Alex e a convocação de novas eleições. 

     Portando, a Nota do MDB é parecida com uma criança que jogando bola quebra o vidro de uma casa. A criança pode até dizer que quem quebrou o vidro não foi ela, foi a bola. Porém, os adultos sabem quem chutou. 

     Na comunidade, a “baderna” política gerada com este processo e também a possibilidade de retorno do prefeito Alex que aguarda o julgamento do seu recurso no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, tem deixado os eleitores ainda mais indignados com o “imbróglio”. 

     Embora o MDB diga que “faz o certo pela nossa gente” e que “Garibaldi precisa de paz, diálogo e trabalho em favor das pessoas”, na prática, os fatos são muito diferentes.

Veja na íntegra a Nota Oficial lançada nas redes Sociais neste sábado





MAIS NOTÍCIAS