Educação

UCS celebra os 30 anos de regionalização em Bento

Encontro reforça importância da UCS na formação do capital humano da região
17/08/2023 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto Viviane Somacal Divulgação
Anterior Próximo

     Em uma noite festiva, envolta em reconhecimentos ao passado, reverências ao presente e projeções de futuro, o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) celebrou os exatos 30 anos de sua instituição na quarta-feira, 16 de agosto.

     A solenidade que demarcou as três décadas do processo de regionalização da UCS no município, ocorrida a partir de 1993, se desenrolou em meio a homenagens e à celebração dos resultados obtidos a partir do comodato firmado entre a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (Fervi) e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs). “Fizemos juntos uma grande obra, e estamos no caminho certo”, disse o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, celebrando os 14 mil alunos formados desde 1972, quando a Fervi foi instituída.

     Seu nascimento, a propósito, ocorreu após mudanças estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Ainda em 1968, Bento Gonçalves foi o primeiro município a receber um curso da UCS fora de Caxias do Sul. Porém, o MEC proibiu, nos anos 1970, a manutenção de cursos superiores longe da sede da instituição mantenedora. A UCS, então, precisou transferir a administração dos cursos em Bento Gonçalves para uma entidade local, levando à instituição da Fervi em 1972. 

     Durante 20 anos, a Fervi cumpriu sua missão em manter o ensino superior no município. Em 1993, para ampliar a oferta de graduação na cidade, Fervi e Fucs estabeleceram parceria, amplificando o senso comunitário das instituições e dando início a um projeto de sucesso. “A partir desse acordo, foi ampliada a oferta de cursos através da UCS e, por meio da FUCS, realizadas obras de ampliação e construção de espaço físico de estudo, pesquisa, laboratório e estacionamento. A Fervi continua no papel de desenvolver o ensino na nossa região, principalmente o de nível superior”, comentou o presidente da Fervi, Leonardo Stefani. 

     A solenidade ainda contou com o descerramento dos quadros da galeria dos ex-diretores do Carvi. Foram entronizados Pedro Ernesto Gasperin, José Carlos Koche e os ex-sub-reitores Miguel Angelo Santin e Odacir Graciolli. Também receberam a Medalha Prefeito Hermes João Webber - Mérito Comunitário: Bernardete Schiavo Caprara; Diogo Segabinazzi Siqueira; Enio Ghelen; João Dal Sasso (in memorian); Jose Carlos Koche; Luciano Massoco (in memorian); Pedro Gasperin; Darci Poletto (in memorian); Aido José Bertuol e Guilherme Rech Pasin. 




MAIS NOTÍCIAS