Política

Campanha eleitoral “diferente” inicia em Garibaldi neste domingo

Busca por votos em uma eleição que não se sabe se irá valer, começou neste dia 27 de fevereiro
27/02/2022
Portal Adesso

     Sem sal nem açúcar. É assim que a maioria dos eleitores da cidade está tratando da eleição complementar marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, no próximo dia 03 de abril em Garibaldi. 

     O pleito pode “não valer” caso o Tribunal Superior Eleitoral – TSE, julgue o recurso apresentado pelo prefeito Alex Carniel e decida pelo retorno dele ao cargo. Ai, toda a mobilização, campanha e recursos empregados para a realização da nova eleição não valerão nada, pois quem tem a palavra final sobre a legislação eleitoral é a instancia superior, ou seja, decisões do TSE estão acima das decisões do TRE. Nesta eleição, os eleitores vão escolher o novo prefeito e vice-prefeito de Garibaldi, sendo que na composição da câmara de vereadores nada muda. O pleito é só para eleição majoritária. 

     Enquanto isso, dois partidos oficializaram as chapas e disputam o pleito. O Partido do prefeito afastado Alex Carniel – PP, concorre com os nomes de Sérgio Chesini para prefeito e Valério Mayer como vice-prefeito. O empresário Sérgio, foi o vice-prefeito eleito na chapa de Alex Carniel e agora disputa a cabeça de chapa. Valério Mayer é engenheiro e presidente do Partido Progressista e teve seu nome inserido na disputa para dar unidade a sigla, pois muitos integrantes postulavam o cargo e isso estava gerando disputas internas.

     Do outro lado, o Partido dos Trabalhadores – PT, lançou o advogado Sandro Cisilotto Garda como candidato a prefeito e a professora Claudia Schiedeck como candidata a vice-prefeita. Os dois vão ter uma grande batalha pela frente, pois com uma sigla pequena, pouco estruturada e sem recursos, terão apenas 30 dias para apresentar suas propostas a comunidade. A eleição suplementar tem a duração de apenas quatro semanas. 

     Por ser uma eleição diferenciada, não terá propaganda eleitoral em Rádio e TV. Os partidos podem fazer sua campanha apenas pela internet, desde que a mesma não seja paga. 

     Os candidatos podem fazer campanha corpo a corpo e as sedes dos partidos podem permanecerem abertas das 8 às 22h. Comícios são permitidos desde que respeitem as regras e protocolos sanitários no horário das 8 às 24h. 



MAIS NOTÍCIAS