Economia

Pres. do Sulpetro fala sobre reflexos do conflito na Ucrânia no preço dos combustíveis

João Carlos Dal´Aqua participou ao vivo do Prato Limpo desta quinta, no ADESSO TV
03/03/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O presidente do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no Estado do Rio Grande do Sul (Sulpetro), João Carlos Dal´Aqua, participou ao vivo do programa Prato Limpo desta quinta-feira (03), no ADESSO TV. Na oportunidade, ele falou a respeito dos reflexos que a guerra entre Rússia e Ucrânia pode causar no preço de revenda dos combustíveis no Estado, que poderão registrar novos aumentos.

     Segundo o presidente do sindicato, muito possivelmente haverão reflexos no preço de revenda das Commodities, mas ressaltou que ainda é cedo mensurar valores. “Certamente teremos reflexos, pois o Brasil faz parte de um contexto internacional, mas não podemos mensurar ainda nem quando e quanto, mas fatalmente seremos afetados”, declarou.

     Dal´Aqua comentou também que o preço dos combustíveis é regrado internacionalmente e, devido a isso, poderá ter sim um aumento em breve, principalmente no valor do Diesel. “Já estamos esperando esse aumento. Temos uma defasagem de aproximadamente R$1,00 e deverá aumentar ainda mais. Entendemos que a questão principal é do Diesel, então teremos que ter uma política pública mais efetiva sobre ele, pois ele impacta no custo de muitos setores e também na inflação”, declarou.

     Por outro lado, a queda do dólar tem beneficiado as empresas importadoras de combustíveis, principalmente pela diminuição da taxa cambial. Mesmo assim, segundo Dal´Aqua, com o preço elevado do barril de petróleo, esse benefício praticamente não será sentido. 

     O presidente do Sulpetro ainda alertou que com todo esse desequilíbrio, poderá haver até a falta dos produtos nos postos de combustíveis. “Poderá haver sim uma falta de produtos, pois somos dependentes da importação. Isso seria até pior que o aumento do valor. Por isso, estamos aguardando uma manifestação do Governo para aprovar projetos de estabilização do ICMS”, finalizou Dal´Aqua.

     Para acompanhar a entrevista completa com o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal´Aqua, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/480248313766443 


MAIS NOTÍCIAS