Geral

Prato Limpo especial celebra o Dia Internacional da Mulher

Programa contou com a presença de quatro mulheres que estiveram representando Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves
08/03/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O programa Prato Limpo desta terça-feira (08), no canal ADESSO TV, teve uma edição especial, visto que, no dia de hoje é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Diante disso, a atração contou com a participação de quatro mulheres, representando os municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves.

     Como representante de Garibaldi, participou a Coordenadora da Parceiros Voluntários, que integra a Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), Renata Rigon Cimadon. Ela falou a respeito da programação especial que ocorrerá durante o mês no município. “Já tivemos alguns eventos e teremos vários outros relacionados ao tema. No próximo dia 16 teremos uma live, onde abordaremos várias questões interessantes com uma psicóloga especializada”, comentou.

     Além disso, durante o mês haverá aulas de defesa pessoal e de ginástica, palestras, feira de artesanato, almoço beneficente, aulas gratuitas de dança e ações de conscientização. Neste ano também ocorrerá a campanha “Adote um ciclo”, que visa arrecadar absorventes íntimos femininos para destinar posteriormente a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social.  

     Carlos Barbosa teve duas representantes no programa, sendo a vice-prefeita, Beatriz Martin Bianco e a Secretária da Assistência Social e Habitação de Carlos Barbosa, Gisele Guerra. “Eu acho que as mulheres ainda são muito judiadas pelos homens. Na nossa secretaria, a maioria das pessoas que vem pedir auxílio são mulheres, pois acredito que temos ainda o pensamento que é a mulher que precisa, e a mulher que tem que ir atrás. Isso é uma coisa que me preocupa e precisa mudar. Quero reforçar para todas as mulheres que se valorizem e busquem esse atendimento se estiverem com dificuldades”, comentou Gisele, com relação aos atendimentos em sua secretaria.

     A vice-prefeita destacou a presença da mulher na sociedade nos dias atuais. “Atualmente temos muitas mulheres atuando em diversos cargos na sociedade e isso é muito importante”. Acho fundamental a pessoa saber que pode tudo, basta querer. Não é só porque sou vice-prefeita que sou mais importante que as outras mulheres. Então temos que pensar grande”, ressaltou Bea.

     No mês da mulher, Carlos Barbosa terá uma programação especial voltada para o Dia da Mulher Barbosense, celebrado em 10 de março. Na ocasião, será realizada uma palestra sobre o tema e diversas homenagens as mulheres. No dia 11, haverá o Chá da Mulher Idosa, no Centro de Convivência do Idoso, que terá palestras, músicas e diversão. Posteriormente será realizado um piquenique para as mulheres oficineiras do município, no Parque da Estação, além de outras atrações.

     Representando Bento Gonçalves, a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (DEAM), Deise Salton Brancher, comentou sobre atendimentos de feminicídio no município. “Tivemos um aumento significativo de registros de ocorrência. Embora isso nos preocupe, eu não me surpreendo com esse aumento, pois é uma consequência da normalização da situação da pandemia. Isso também não me assusta, pois vejo que a maioria das mulheres está procurando a delegacia para denunciar, e isso não acontecia com frequência”, destacou a delegada.

     Ela finalizou deixando uma mensagem especial para as mulheres. “Peço que as mulheres procurem a delegacia para denunciar casos de agressão verbal, física, entre outros.  Não podemos nos submeter a essas agressões. Além disso, quero dizer que nós temos muita competência e capacidade para exercermos os mais diferentes cargos na sociedade. Se eu quiser ser eu posso ser delegada, posso ser soldadora, professora, caminhoneira, modelo, posso ser qualquer coisa que eu quiser”, falou Deise.

     Para acompanhar a edição especial completa do Prato Limpo sobre o Dia Internacional da Mulher, acesse o link a seguir: https://www.facebook.com/PortalAdesso/videos/1656960307986023

MAIS NOTÍCIAS