Esportes

Primeira mulher ultramaratonista recebe homenagem em Carlos Barbosa

Atleta já participou de diversas competições municipais e estaduais
15/03/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude de Carlos Barbosa homenageou, na tarde desta segunda-feira (14), a atleta Francieli Franceschi, de 38 anos, professora, gestora, ciclista, corredora e primeira mulher barbosense a se tornar ultramaratonista. A entrega da homenagem foi feita pelo Secretário Christian Krolow Carniel, na sede da secretaria. 

     A atleta iniciou no ciclismo em 2013 e já participou de diversas competições, como meia maratona (21,1 km), maratonas (42,195km), Cross Duathlon (corrida + bike), corrida com obstáculos em meio a natureza (Mega Race), corrida em trilha (incluindo a prova em Arcoverde). “O dia a dia agitado no trabalho não me impede de dedicar um espaço na agenda para cuidar da minha saúde. Conheci lugares lindos no interior Carlos Barbosa e região. Meu pedal mais longo até hoje foram 100km (Carlos Barbosa até a Ponte de Ferro em Nova Roma do Sul e pretendo fazer o pedal Carlos Barbosa até Torres e os Caminhos de Caravaggio, sem data definida, ainda é só um projeto”, destacou.

     Com seu tempo livre reduzido devido ao trabalho, em 2017 Francieli decidiu iniciar a prática de corrida na ciclovia por ser um esporte que, em sua opinião, era mais prático e conseguiria realizar seus treinos em menos tempo, otimizando seus horários. “Comecei sem o objetivo de competir, porém, a primeira competição ocorreu já em 2017 na prova da Associação Barbosense de Atletismo (ABA), aqui em Barbosa”, falou. 

     A atleta comentou também que sempre participava das competições desafiando a si mesma, mas, para ela, a mais desafiadora até o momento foi sua ultramaratona. “Foram nova horas de muita resistência onde tive que trabalhar minha mente para percorrer os 82Km SOLO - Travessia Torres Tramandaí, no litoral gaúcho, me sinto feliz por ser a primeira mulher Barbosense a se tornar ultramaratonista. Também me sinto feliz quando as pessoas dizem que começaram a correr ou pedalar por incentivo meu, este é o objetivo, cuidar da minha saúde e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo por elas”, afirmou.

     Os objetivos de Francieli para 2022 são de realizar novamente os 82km da Travessia Torres Tramandaí (TTT), completar o Desafio Rota da Baleia (ultramaratona de Trail Run de 80km em Santa Catarina) e também estuda a possibilidade de se desafiar nos 100km. A atleta contou que, quando está em preparação para provas de ultramaratonas, corre de 100km e 120km por semana e ressaltou que treinar para este tipo de prova requer compromisso e muita dedicação, principalmente no inverno.

     Outra meta da atleta é de participar da Ultramaratona Caminhos de Caravaggio (UMCC), a maior Trail do Sul do Brasil, totalizando 217km. “No final todo o esforço vale a pena, não vivo do esporte, mas o esporte vive em mim”, finalizou Francieli.


MAIS NOTÍCIAS