Economia

Fimma e Movelsul encerram com previsão de mais de R$ 2 bilhões em negócios

Edição conjunta das feiras recebeu mais de 30 mil visitantes ligados ao setor moveleiro
18/03/2022
Portal Adesso - Foto: Monica Rachele/Portal Adesso

     As feiras Fimma Brasil e Movelsul, principais eventos do setor moveleiro do país, encerraram a edição conjunta deste ano, nesta quinta-feira (17), com a presença de 30.295 mil visitantes profissionais de todos os estados brasileiros e 41 países. Segundo a organização, a previsão é de que juntas, as feiras movimentarão mais de R$ 2 bilhões pelos próximos 12 meses. Os eventos iniciaram na última segunda (14) e ocorreram nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, com 500 marcas expositoras em 58 mil metros quadrados.

     O presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Rogério Francio, destacou a importância das feiras presenciais como ponto de encontro para prospecção de parcerias. “É verdade que bons negócios podem ser feitos de modo remoto, mas nada substitui o olho no olho, o aperto de mãos, a experiência de estar próximo ao empresário ou prestador de serviços. Esse contato é essencial para uma boa leitura do mercado”, comentou.

     Na avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e da Movelsul 2022, Vinicius Benini, todo esse otimismo confirma a importância dos eventos de negócios para a cadeia moveleira. “Está na essência do Sindmóveis buscar oportunidades e oferecer vitrines para os empresários. No ano em que a entidade nasceu, foi criada a primeira Mostra do Mobiliário. Hoje encerramos uma edição histórica da Movelsul: em parceria com a Fimma, unimos o setor de ponta a ponta no principal evento brasileiro voltado profissionais”, resumiu.

     O presidente da Fimma 2022, Euclides Rizzi, salientou a inovação como grande diferencial desta edição. “Chegamos ao final da Fimma com a certeza de que ela é uma feira essencial para fomentar o incremento de tecnologia e inovação na cadeia moveleira. Além de apresentarmos produtos como máquinas, softwares e matérias-primas, criamos o Ecossistema de Inovação. Esse espaço contou com a presença de 14 instituições e empresas parceiras, assim como quase 30 palestras sobre os mais diversos temas ligados à inovação. Tudo isso reforça a posição da Fimma como quinta maior feira do mundo em seu segmento”, explicou Rizzi.

     Fimma e Movelsul receberam profissionais de diversas áreas ligadas ao segmento – indústria de móveis; fornecedores de máquinas, acessórios, ferramentas e matérias-primas; arquitetos; designers; varejistas e compradores estrangeiros. Para impulsionar as oportunidades no mercado externo, ambas as feiras tiveram Rodadas de Negócios Internacionais com compradores vindos de 18 países-alvo para a cadeia moveleira.

     O Sindmóveis estima que esta edição da Movelsul movimentará 379 milhões de reais em negócios. Já a projeção da Movergs para a Fimma é de 330 milhões de dólares. As entidades consideram crescimento nominal de 15% em relação às últimas edições presenciais (Movelsul em 2018 e Fimma em 2019), com um período de 12 meses para que as transações se concretizem, pois, em alguns casos, as feiras são o primeiro contato para os negócios.

 


MAIS NOTÍCIAS