Saúde

Atendimentos pelo IPE Saúde podem ser suspensos em Carlos Barbosa e Bento

Atraso em pagamentos para a realização dos serviços é o principal fator para a possível decisão
18/03/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, juntamente com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde (Fehosul), além dos 40 hospitais que atendem pacientes do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado (IPE Saúde), decidiram notificar a autarquia estadual sobre a possível rescisão contratual. A decisão foi tomada durante reunião realizada em Porto Alegre, na última terça-feira (15). A medida poderá ocasionar a suspensão dos atendimentos hospitalares pelo sistema em todo o Estado, inclusive no Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, e São Roque, de Carlos Barbosa. 

     Segundo as entidades, a medida é resultado de problemas históricos na gestão no IPE, agravados por constantes atrasos nos pagamentos, pela falta de reajustes e mais recentemente, pela imposição de uma Tabela Própria de Remuneração, sem o devido debate com os prestadores. Estima-se que o sistema esteja devendo mais de R$ 1 bilhão para manutenção dos atendimentos nas instituições de saúde. 

     Esta imposição na remuneração dos prestadores por parte do IPE, de forma unilateral e sem aviso prévio, representa um impacto financeiro insustentável aos hospitais, disseram os gestores das instituições. Os presentes na reunião também expuseram que os constantes atrasos de pagamento têm obrigado os hospitais a recorrerem a custosos empréstimos bancários para honrar os seus compromissos. A falta de reajustes, mesmo com os aumentos inflacionários que atingem todo o setor de saúde é outro grave problema que o IPE não vem considerando nas negociações.

     Diante disso, os hospitais encaminharam um documento para o IPE Saúde, na última quarta-feira (16), solicitando algumas reinvindicações, que são: 

     - Urgente necessidade de suspensão da aplicabilidade do Comunicado 004 (que institui Tabela Própria de Remuneração do Ipe Saúde), imediata instalação de Câmara Técnica conjunta que visa desenvolver o processo de recomposição para o pagamento de diárias e taxas, caso contrário os atendimentos aos segurados serão inviáveis financeiramente para os hospitais;

     - Elaboração de um calendário de pagamentos referentes aos valores em atraso do Ipe Saúde para os Prestadores;

     - Avisam que se não houver a suspensão requerida, dá-se início ao aviso prévio da rescisão contratual junto ao Ipe Saúde de cada hospital que assina o documento. 

Garibaldi

     O Hospital Beneficente São Pedro (HBSP), de Garibaldi, também realiza atendimentos pelo IPE Saúde. Conforme a direção da instituição, os atendimentos serão mantidos até que uma decisão concreta seja tomada. Aproximadamente 2 mil usuários são atendidos pelo IPE Saúde no hospital do município.  Cabe ressaltar que o HBSP não integra a lista dos 40 hospitais que protocolaram a notificação junto a Fehosul. 


MAIS NOTÍCIAS