Saúde

Bento é o primeiro município do Estado a contar com Suporte Intermediário de Vida no SAMU

Com o sistema, viatura passa a contar com equipamentos médicos e três socorristas
20/03/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Bento Gonçalves, recebeu neste mês, uma viatura intermediária de atendimento, resultando num suporte a mais nas ocorrências diárias envolvendo acidentes. Com isso, o município se tornou o primeiro do Estado e um dos primeiros do país a oferecer a nova modalidade de atendimento. 

     No sistema intermediário a viatura conta com equipamentos médicos e três socorristas, sendo um enfermeiro. A equipe do SAMU conta atualmente com 10 técnicos, oito enfermeiros, 13 médicos e 14 condutores. A Coordenadora do SAMU, Melissa Bonato, explicou sobre as vantagens oferecidas com a viatura intermediária. 

     “Destinada ao atendimento dos pacientes críticos na ausência do Suporte Avançado de Vida, a intermediária busca associar as competências profissionais às necessidades dos pacientes de maior complexidade, permitindo a realização de práticas avançadas e medicações, sob orientação da Central de Regulação das Urgências (CRU), pois conta com enfermeiro que é capacitado para fazer uma avaliação mais criteriosa da vítima, além de procedimentos invasivos que o técnico não pode fazer”, falou Bonato.

     A Coordenadora destacou ainda que “o suporte intermediário de vida visa suprir o vazio assistencial que existe entre os serviços básico e avançado, oferecendo maior resposta aos pacientes críticos. A viatura tem mais medicações e materiais complexos do que a básica, dando a possibilidade para procedimentos mais invasivos”.

     A Secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, destacou sobre a nova modalidade de atendimento do SAMU. “A gente qualifica ainda mais o nosso serviço de atendimento de urgência e emergência. Bento já foi pioneiro quando instalou a regulação remota do SAMU, o que reduziu o tempo resposta de atendimento no município, e agora estamos mais uma vez inovando com a equipe intermediária dando mais uma possibilidade de atendimento para as pessoas que precisam nas ocorrências que têm necessidade”, disse a Secretária. 


MAIS NOTÍCIAS