Geral

Reunião para tratar sobre IPE Saúde ocorre nesta terça

Sistema foi notificado sobre a possibilidade de cancelamento nos atendimentos devido a atrasos nos pagamentos
21/03/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa

     O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), articulou a realização de uma reunião sobre a situação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde). O encontro será realizado nesta terça-feira (22), às 10h30min, no Palácio Piratini. Além de Valdeci e do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, participarão da audiência a direção do Instituto, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, e também os demais líderes de bancadas do Parlamento gaúcho.

     Na semana passada, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul e a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) notificaram o IPE Saúde sobre a possibilidade de rescisão contratual e de suspensão de atendimentos a usuários em razão de atrasos de pagamentos e de problemas de gestão por parte do órgão estadual. 

     “Ficamos muito preocupados com isso. Já conversei por telefone com o presidente do IPE. Queremos saber o que de fato o que está ocorrendo e queremos ajudar para impedir que ocorram retrocessos. O IPE é uma instituição muito importante e nós temos que ajudar a garantir suas condições de funcionamento e atendimento. A Assembleia Legislativa está na linha de frente para defender o IPE Público e de qualidade”, afirmou Valdeci.

     A notificação foi feita em conjunto com os 40 hospitais do Estado que realizam atendimentos pelo serviço. Estima-se que o IPE Saúde esteja devendo mais de R$ 1 bilhão para a manutenção dos atendimentos nos hospitais. 

     Na última sexta-feira (18), representantes dos hospitais e a diretoria executiva do IPE Saúde deram início às tratativas para assegurar a continuidade do atendimento aos usuários. No encontro, o IPE Saúde informou sobre a prorrogação por 30 dias o início da vigência da tabela própria de remuneração de medicamentos, além de desenvolver o plano de reequilíbrio econômico-financeiro que permitirá o equacionamento do passivo histórico, bem como a construção de um cenário de previsibilidade nos pagamentos.

     Uma nova rodada de reuniões também deverá ser realizada nesta semana. 


MAIS NOTÍCIAS