Geral

Conselho do Vale dos Vinhedos barra construção de complexos turísticos

Dois empreendimentos sendo um resort e um parque temático não foram aprovados por comitê devido a impacto social e ambiental
25/03/2022
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     De acordo com o comitê formado por membros da prefeitura, especialista técnico e representantes de associações ligadas à região as operações de um empreendimento turístico da Vinícola Salton e o complexo chamado Bewine, tiveram a construção barrada no Conselho Distrital de Planejamento do Vale dos Vinhedos. 

     Conforme o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, o motivo é a preocupação com relação aos impactos sociais e ambientais do projeto, como falta de infraestrutura e saneamento para atender demandas tão grandes. Ele salientou que o conselho não é contra nenhum empreendimento, mas zela pelo Vale e qualquer construção precisa se adequar para não destruir a denominação de origem (D.O) do Vale dos Vinhedos. 

     Já a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos apontou questões ligadas a falta de infraestrutura rodoviária para comportar o aumento no fluxo de veículos causado pelos novos projetos, e também impacto em outras necessidades básicas.

     O Vale dos Vinhedos não possui infraestrutura básica necessária (energia, água, saneamento, saúde, transporte e ensino) para abrigar esta população, seja durante as obras ou depois na operação, diz uma carta da associação que salienta que durante as obras, cerca de 3 mil pessoas sejam empregadas na mão de obra. Ainda nesta carta, a associação de produtores sugere que os empreendedores busquem outras áreas, fora do Vale dos Vinhedos para este grandioso projeto. 

     Devido a reprovação do projeto, a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves decidiu solicitar ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) todo o conteúdo de atas das últimas seis reuniões, lista de presenças, áudios, fotos e documentos. Também convocaram Batistello para comparecer na próxima reunião da comissão.  Vereadores querem esclarecer se já não foi aprovado, nos últimos três meses, algum outro empreendimento igual aos recusados. Também querem saber se algum empreendedor da rede hoteleira votou na liberação e se o mérito analisado foi sobre impactos de infraestrutura, uma vez que essa é a competência do conselho distrital. 

      A empresa Salton disse que não irá se manifestar sobre a reprovação. Já o sócio da Bewine Rafael Zardo disse que o Ipurb já tinha aprovado o projeto em novembro e que já foram investidos R$ 10 milhões para adequações e desenvolvimento do projeto.



MAIS NOTÍCIAS