Geral

Abastecimento de água por caminhões pipa é cancelado em Garibaldi

Volta das chuvas regulares e elevação do nível da barragem são os principais motivos para a decisão
25/03/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução/ADESSO TV

     O abastecimento de água por caminhões pipa, iniciado em janeiro deste ano, será cancelado, nesta sexta-feira (25), em Garibaldi. O motivo é devido a volta das chuvas regulares, que elevaram o nível da barragem da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em 1,58 metros nos últimos dias. 

     Diariamente os caminhões levavam uma grande quantidade de água retirada de poços reservas, que não fazem parte da rede, para a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Champagne. Após, a água era encaminhada por meio das tubulações subterrâneas até a casa das pessoas. O serviço foi necessário devido à estiagem que atingiu todo Estado e colocou diversos municípios, inclusive Garibaldi, em situação de emergência. 

     A partir de agora, conforme o gerente da companhia, Adriano Nunes, o abastecimento voltará a ser realizado pelos poços artesianos próximos a barragem e pela ETA. “Acreditamos que agora, com a volta das chuvas, a situação será normalizada e isso nos proporcionou tomar essa decisão. Com as precipitações dos últimos dias conseguimos garantir o abastecimento por cerca de um mês sem precisar dos caminhões. Além disso, iniciaremos a construção do reservatório de dois milhões de litros, que auxiliará no processo”, afirmou Nunes.

     O gerente da Corsan salientou ainda que, se necessário, o auxílio de caminhões pipa será retomado no município.



MAIS NOTÍCIAS