Saúde

Mais de 1,7 mil pessoas já foram atendidas no Ambulatório Pós-Covid de Bento

Espaço auxilia no tratamento às pessoas em processo de recuperação das sequelas do coronavírus
06/04/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     O Ambulatório Pós-Covid, de Bento Gonçalves, já atendeu desde a sua criação, em novembro do ano passado, 1.729 pacientes, divididos entre diversos profissionais. O local foi criado para a recuperação de pessoas infectadas pelo vírus, que estão saindo do hospital. Lá, o paciente recebe um acompanhamento especial, para que as possíveis sequelas da doença não afetem sua saúde. 

     O espaço conta com enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e otorrinolaringologistas. Os atendimentos médicos no tratamento às pessoas em processo de recuperação das sequelas do coronavírus já vinha sendo realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, no bairro Botafogo.

     O ambulatório Pós-Covid conta com oito horas de psicologia por semana e, na média, são realizados sete atendimentos por semana além da reunião de equipe semanal e capacitação mensal.

O início de tudo

     Na época em que se discutia a instalação do ambulatório, a então estudante de Enfermagem e estagiária, Camila Barrios Anjos da Mota, estava trabalhando no projeto de conclusão de curso sobre a Covid-19, fazendo um estudo científico e mapeando as sequelas ocasionadas pela doença. No processo de criação do ambulatório, Camila auxiliou com ideias e também com um referencial teórico para o projeto.

Como procurar atendimento no ambulatório

     Pessoas acometidas por infecção pós- Covid e com sequelas, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF), onde passará por consulta médica, e posteriormente encaminhado para atendimento no ambulatório. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (54) 3055-8518. 


MAIS NOTÍCIAS