Turismo e Gastronomia

Festiqueijo retorna programação presencial após dois anos

Festival gastronômico ocorre em julho e terá diversas atrações
07/04/2022
Portal Adesso - Fotos: Divulgação
Anterior Próximo

     A 31ª edição do Festiqueijo, principal evento gastronômico da Serra Gaúcha, voltará com sua programação presencial após dois anos de paralisação, devido a pandemia de Covid-19. O festival ocorre de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa. Na edição do ano passado, o festival teve uma programação diferente, em formato Drive-Thru, com entrega de caixas personalizadas contendo produtos típicos e tradicionais do festival. 

     Serão cinco finais de semana com muitas atrações e experiências, aromas e sabores que estão intimamente ligados à cultura regional. Acompanhando as mudanças no comportamento de consumo geradas pela pandemia, a diretoria vem maturando ideias para apresentar novidades que vão revitalizar o evento. O presidente do Festiqueijo 2022, Cláudio Chies, destacou o envolvimento da comunidade e o desejo do reencontro. “O trabalho colaborativo já faz parte da história do Festiqueijo que atrai milhares de visitantes justamente pelas suas características regionais. Estamos todos ansiosos para nos reencontrar, rever e brindar com amigos. Temos certeza que será uma edição histórica, que marca a retomada da celebração das boas coisas da vida”, disse Chies.

     Assim como nos anos anteriores, o festival reunirá queijarias e vinícolas que oferecem aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de queijos, vinhos, espumantes e suco de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista.

     Em 2019, última edição presencial antes da pandemia, o público foi de quase 30 mil pessoas. Foram consumidos 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A expectativa dos organizadores para este ano é de receber um público 20% superior ao da última edição.


MAIS NOTÍCIAS