Economia

Bento é o 10º município que mais gerou empregos em 2022 no Estado

Com 140 postos criados em fevereiro, município contabiliza 739 vagas oportunizadas no ano
08/04/2022
Portal Adesso - Foto: Freepik

     Bento Gonçalves voltou a assinalar saldo positivo na geração de empregos em fevereiro, conforme o boletim do Observatório da Economia (OECON), realizado pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), tendo como base os números do Novo Caged. Com as 140 vagas criadas no segundo mês de 2022, o município já acumula, no ano, 739 postos de trabalho, o que estabelece Bento como a 10ª cidade no ranking das que mais produziram oportunidades no Rio Grande do Sul (RS).

     O destaque positivo em fevereiro ficou por conta da área de serviços, com 167 postos criados. Construção civil teve boa performance, com 42 vagas, enquanto o comércio zerou a conta entre contratados e demitidos. Ainda segundo o boletim, fevereiro também registrou o primeiro saldo negativo de empregos na indústria, com -69 vagas.

     O levantamento também mostra que a força laboral total do município, até fevereiro deste ano (47.847), cresceu 1,6% em relação ao número fechado em 2021 (47.108). O boletim anteriormente divulgado pelo OECON previa o alcance de 48 mil trabalhadores para o mês de fevereiro, mas o número acabou ficando 0,4% abaixo do projetado.

     Entretanto, para o professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e membro do OECON, Fabiano Laurentis, os 47,8 mil trabalhadores registrados do município simbolizam, desde já, um marco. "O total de empregos formais no mês se igual a novembro de 2021, até então o melhor resultado na série histórica do município", comentou Larentis.


MAIS NOTÍCIAS