Economia

Celulite nos frangos causa perdas de mais de 10 milhões no setor avícola

Pesquisadores orientam avicultores sobre medidas para conter a bactéria criadora da doença
19/04/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Casos de celulite em frangos de corte tem causado prejuízos econômicos significativos no setor avícola brasileiro. Conforme os pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (DDPA/Seapdr) e da Embrapa Suínos e Aves, só as condenações dessas espécies nos abatedouros ultrapassam os 10 milhões de dólares. Estima-se que as perdas diretas e indiretas ultrapassem em oito vezes esse valor.

     Conforme o pesquisador, médico veterinário e doutor em Microbiologia, Benito Guimarães de Brito, o estudo relatou que a Escherichia coli é a bactéria geralmente envolvida nessa doença e que determinados clones dessa bactéria têm maior capacidade de promover a lesão nos frangos. “Por isso, medidas que reduzam a ocorrência dessa bactéria são de extrema importância para o controle da doença nas criações”, explica.

     Brito conta que algumas das medidas de biosseguridade sugeridas pelos pesquisadores para mitigar a celulite nos frangos são: uso de desinfetantes na lavagem dos aviários, utilização de arco de desinfecção na entrada dos caminhões nas propriedades, evitar a reutilização de cama para os frangos, aumentar o período de intervalo entre os lotes, colocar os silos de rações dentro do aviário, ter uma quantidade de bebedouros e comedouros para os frangos durante toda a criação, e abater as aves com menor idade.

Sobre a celulite

     A celulite em frangos foi relatada pela primeira vez em 1984 na Inglaterra. É um processo infeccioso, inflamatório purulento, que, através de bactérias, invade o tecido subcutâneo devido ao rompimento da integridade da pele (cortes, arranhões ou outras abrasões). A celulite forma placas fibrino-caseosas que, às vezes, se estendem até os músculos, principalmente na região abdominal e pernas.

     Ela também se relaciona à contaminação por Escherichia coli, entre outros microrganismos que são considerados agentes etiológicos da celulite. Os fatores que afetam a ocorrência da celulite incluem injúrias e imunossupressão por causas nutricionais e ou infecciosa.

     As lesões associam-se etiologicamente à ocorrência de arranhões na extensão da cobertura de penas proveniente de práticas de manejo inadequadas. “E são portas para que bactérias entrem no organismo da ave através de um ferimento de pele”, esclarece Brito.


MAIS NOTÍCIAS