Política

Advogados de Alex Carniel demonstram otimismo para o julgamento no TSE

Decisão sobre a cassação ou não do prefeito afastado ocorrerá na próxima terça (26), em Brasília
20/04/2022
Portal Adesso - Foto: Divulgação/Redes Sociais

     Os advogados de defesa do prefeito afastado de Garibaldi, Alex Carniel (PP), Gustavo Paim e Marco Túlio Aguzzoli, estão otimistas para o julgamento do recurso que vai definir o retorno ou a cassação definitiva de Carniel. O julgamento ocorrerá na próxima terça-feira (26), as 19h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. 

     De acordo com Paim, a expectativa é a mesma desde quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), decidiu por cassar prefeito de Garibaldi na época, alegando abuso de poder econômico. “Nossa estimativa continua positiva. Nós acreditamos firmemente que o resultado da eleição será respeitado e que Alex voltará a prefeitura”, disse.

     Para Aguzzoli, o parecer favorável emitido pela Procuradoria Eleitoral Federal do TSE, que afirmou que não há motivos suficientes para a cassação de Carniel, pode ser um fator a mais para reverter a decisão. “Esse parecer favorável nos deixa ainda mais esperançosos. Claro que ele não tem poder de decisão, mas pode auxiliar muito na nossa tese de defesa. Esperamos que o julgamento leve em consideração a decisão dos eleitores, que votaram no Alex para ser o prefeito do município”, afirmou.

     A partir de agora, os advogados iniciarão o processo de entrega dos memorias do caso aos ministros para o julgamento. A decisão sobre a cassação ou não do prefeito afastado deverá ocorrer ainda durante a sessão da próxima terça, mas, se acaso algum dos desembargadores pedir vistas do processo (mais tempo para analisar o fato), o julgamento será remarcado para uma outra data. 

     Se a decisão do TSE for favorável, Alex Carniel assumirá novamente seu mandato e Sérgio Chesini, que foi eleito prefeito no último dia 03 de abril, voltará a ser vice-prefeito. Se a decisão for contrária, Chesini será empossado como prefeito até o final deste mês e, por oito anos, Carniel não poderá mais disputar qualquer eleição. 

 

  


MAIS NOTÍCIAS