Geral

Prefeitura assina ordem de início das obras de revitalização da Via Gastronômica

As intervenções iniciam na próxima segunda-feira
03/06/2022 Em Bento Gonçalves
Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Foto: Divulgação

   Nesta quinta-feira (02), foi assinada a ordem de início das obras de reestruturação da Via Gastronômica. O local abriga diversas possibilidades de lazer e cultura, que conta com Museu do Imigrante, Fundação Casa das Artes, Rua Coberta, hotéis, pousadas, mais de 40 empresas ligadas ao comércio e mais de 50 empreendimentos do setor de gastronomia.

   A intervenção será realizada em etapas, tendo início na quadra da Praça Achyles Mincarone.  A empresa responsável pela obra será a Cerâmica Taquari.  

   Conforme a diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti será realizada drenagem, paginação de piso nas calçadas, iluminação em led, mobiliário e paisagismo. 

   Serão 52 bocas de lobo, 141 novos postes decorativos com iluminação, substituição de 28 braços e luminárias (led), e o passeio público será substituído 4.925m², pavimentação asfáltica em 5.420m² e sinalização, são 32 bancos, 32 lixeiras, 132 vasos decorativos,  guarda-corpo nas esquinas e outras ações.

   O projeto começou a ser idealizado ainda em 2006, com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh). Na época, 09 empreendimentos integravam o local. “Estou emocionada com essa obra que é um grande ganho para a cidade. É preciso agradecer a todos os envolvidos no projeto deste novo momento para a Rua Herny Hugo Dreher. Vai ter um resultado muito positivo para todos nós, para a comunidade. É qualidade para nós, para quem visita a cidade”, destacou a diretora do SEGH, Márcia Ferronato.

  Na oportunidade, foi apresentada a nova marca “Via Gastrô”, resultado de uma ação coletiva entre empreendedores locais e o SEGH. O espaço será a sexta rota turística da cidade. 

  O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou que “vamos fazer calçadas, paisagismo, iluminação, acessibilidade, pensando no cidadão, que ele consiga ficar mais tempo neste local. Que a própria rua também seja um atrativo turístico, de lazer, agregando aos restaurantes e empreendimentos existentes. Esse projeto foi estudado e reatualizado para chegar neste patamar, que hoje assinamos o início das obras. Eu realmente acredito que estamos proporcionando mais uma ferramenta para o nosso empreendedorismo, para o nosso turismo, para a nossa economia, para a nossa gastronomia. Uma obra pensada para o setor.

   A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal.

   As intervenções têm início na próxima segunda-feira (06), a partir da Praça Achyles Mincarone podendo haver interrupção do trânsito. O cronograma pode sofrer alterações devido às condições climáticas.


MAIS NOTÍCIAS