Geral

144ª Festa de Santo Antônio mobiliza comunidade de Bento Gonçalves

Ao longo do dia, mais de 8 mil pessoas participaram da programação
14/06/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Neimar De Cesaro/ Divulgação

    O Dia Festivo da 144ª Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves, comemorado nesta segunda-feira (13)  foi marcado por uma intensa programação. No decorrer do dia, mais de 8 mil pessoas passaram pelo Santuário Santo Antônio.

    O dia iniciou pela alvorada festiva, com o toque dos sinos no Santuário Diocesano de Santo Antônio e nas comunidades. Foram realizadas cinco missas, que contaram com a participação de mais de 700 pessoas cada. Houve também a retomada da celebração campal, da procissão com a imagem do Padroeiro pelas ruas centrais e do almoço de confraternização.

   O ponto alto das celebrações foi a missa das 15h, com a presença do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A celebração aconteceu em frente ao Santuário Santo Antônio, e reuniu mais de 5 mil devotos, segundo a estimativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de diversos padres, religiosas, ex-festeiros e lideranças. 

   Ao final da missa, aconteceu a procissão com a imagem de Santo Antônio pelas ruas centrais de Bento, com a distribuição de 2,5 mil balões personalizados. Quando o cortejo retornava para o Santuário Santo Antônio, o padre Luís Carlos Conci, a bordo de um helicóptero, abençoou a cidade com a relíquia do Padroeiro. Da aeronave caiu uma chuva de mais de 18 mil pétalas de rosas brancas, abençoadas no sábado, dia 11, como sinal visível da bênção. O sobrevoo foi ofertado por um casal devoto de Santo Antônio.

   No final da programação, os festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio, que será realizada em junho de 2023. São eles: Adair Angelo Tusset e Lucia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin, Marcelo Galvani e Sandra Andreia Galvani, Renê Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares, Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra.

Tradicionais pãezinhos de Santo Antônio

   Um dos costumes mais antigos da devoção a Santo Antônio é a bênção e distribuição dos pãezinhos. A Paróquia Santo Antônio, neste ano, distribuiu 6,5 mil pãezinhos que foram abençoados em cada noite da Trezena, além de 40 mil pãezinhos nas celebrações do Dia Festivo, abençoados às 06h30min pelo pároco, padre Volmir Comparin. Além disso, foram entregues nas visitas, aos pacientes do Hospital Tacchini e aos encarcerados da Penitenciária.



MAIS NOTÍCIAS