Trânsito

Comunidade de Garibaldi insatisfeita com o trânsito

Excesso de quebra molas, sinaleiras que não funcionam e fiscais que não existem são alguns dos problemas
17/06/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

     Devido a quantidade de e mails , mensagens nas redes sociais e abordagens aos nossos repórteres, nossa equipe foi às ruas de Garibaldi para ouvir a opinião dos motoristas e pedestres com relação ao  trânsito da cidade. A maioria dos entrevistados, disseram estar insatisfeitos com o trânsito de Garibaldi, principalmente com a falta de fiscalização. As entrevistas foram realizadas antes do feriado de Corpus Christi.

     Outro ponto abordado pelos entrevistados, foi a imprudência que tem aumentando junto com a chegada de novos moradores, viajantes e turistas na região. "Trechos como o Centro Histórico com a Buarque de Macedo deveriam ser destinados apenas para passagem de pedestres por se tratar de uma área considerada turística", destacou Mário Sérgio, de 56 anos, morador do bairro Chácaras e residente na cidade há mais de 10 anos. Conforme estatística, o índice de acidentes se elevou após pandemia,  principalmente na área central de Garibaldi, em virtude da falta de atenção e pressa dos motoristas. 

  Além disso, outros entrevistados que pediram para não serem identificados, relataram  que o tempo médio para que os motoristas deixem seus veículos no estacionamento rotativo (área azul), não tem sido respeitado. Lojistas também se manifestaram informando que na Buarque de Macedo este problema acontece com frequência. " As vezes os fiscais aplicam multas, mas como elas não resultam em nenhuma penalização ou ponto na CNH, os motoristas não dão bola", disse uma senhora que foi abordada pela nossa equipe.

  Pedestres que estavam atravessando a faixa de segurança na Júlio de Castilhos, também ressaltaram insatisfação com a falta de respeito de alguns motoristas e motociclistas que não estão respeitando a sinalização. "Isso tudo é o resultado da falta de fiscalização. Sem ninguém fiscalizar, os motoristas não respeitam e vira esta confusão ai", afirmou um jovem que atua como técnico em informática. 

     Há anos, o município de Garibaldi espera por melhoria no trânsito da cidade. Caminhões enormes transitam com tranquilidade pela cidade, pois não existe nenhuma regra para carga e descarga. Até agora, todos os políticos que assumiram a prefeitura, fica, com medo de confrontar comerciantes e lojistas e o carga e descarga ocorre a qualquer horário do dia. Nas cidades vizinhas, como Carlos Barbosa e Bento Gonçalves, esta situação ficou no passado e qualquer mercadoria que chegue para ser descarregada nas cidades, precisam respeitar o horário de carga e descarga. 

     Em contato com a secretaria de segurança e mobilidade urbana, fomos informados que o secretário vem trabalhando para melhorar esta situação, porém, não foi nos dado uma data para a solução do problema, nem quando será feito um estudo sobre o trânsito de Garibaldi.

     Já a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o prefeito Sérgio Chesini também não está satisfeito com o trânsito da cidade e que em breve teremos melhorias nesta área. 




MAIS NOTÍCIAS