Saúde

Hospital Pompéia atenderá pacientes de 33 cidades da Serra

22/07/2015
Jornal Pioneiro - Foto: Divulgação

 

     O drama vivido por moradores de 33 cidades da Serra que perderam a referência em traumatologia e ortopedia do Hospital São Carlos de Farroupilha teve um desfecho parcial nesta terça-feira (21). O Hospital Pompéia de Caxias do Sul assumirá provisoriamente as cirurgias de alta complexidade a partir de setembro. O acordo foi firmado durante reunião da Comissão Intergestora Regional da Macro Região Serra (CIR), segundo a 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS).

     Desde o início de julho, dezenas de pessoas de 33 municípios que recorriam ao São Carlos ficaram no vácuo porque a direção hospital decidiu atender apenas pacientes de Farroupilha por questões financeiras. Cirurgias de alta e média complexidade foram suspensas prejudicando gente que está há meses na fila na Serra. A casa de saúde realizava uma média de 57 atendimentos por mês.

     Os outros 20 municípios da região Vinhedos e Basalto, que também dependiam de Farroupilha, não demonstraram mais interesse em ter o São Carlos como referência na média complexidade.

     Devido a problemas de gestão, o Hospital São Carlos estava sob a intervenção da prefeitura de Farroupilha há mais de um ano. A administração foi devolvida à iniciativa privada na semana passada.

MAIS NOTÍCIAS