Saúde

Prefeitura de Garibaldi adere ao Projeto Solidare-Farmácia Solidária

Medicamentos que estiverem em bom estado e devidamente lacrados podem ser doados
28/06/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Prefeitura de Garibaldi/Divulgação

   Na tarde desta segunda-feira (27), a  Prefeitura de Garibaldi passou a aderir ao Projeto Solidare - Farmácia Solidária. O projeto, criado pela Deputada Estadual Fran Somensi e trazido para Garibaldi por iniciativa do vereador Leandro Delazeri, tem a finalidade de arrecadar medicamentos doados pela comunidade em geral e distribuí-los para as pessoas que necessitam.

   A Secretaria Municipal de Saúde deve planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação desses medicamentos para a população além de gerenciar o Programa Solidare - Farmácia Solidária.

    De acordo com a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz, a iniciativa é importante, tanto para a saúde da população como para o meio ambiente. “É tão comum termos remédios em casa que acabam vencendo e não sabemos onde descartar. Além disso, sempre há aqueles medicamentos que são comprados e não usados na sua totalidade, podendo auxiliar assim uma pessoa que precisa”, ressaltou. 

    Os medicamentos preferencialmente, deverão estar em bom estado, devidamente lacrados e identificados (lote e data de vencimento) e poderão ser doados nos pontos de coleta que estarão disponíveis em todos os postos de saúde do Município e na Prefeitura.

   Na oportunidade, estiveram presentes o prefeito de Garibaldi Sérgio Chesini, o vice-prefeito Valério Mayer, a secretária de Saúde Clarice Lagunaz, autoridades e a imprensa local.

 Saiba mais sobre os benefícios do projeto:

- Doação de medicamentos para população, mediante receita médica;

- Conscientizar a população sobre os cuidados de armazenamento dos medicamentos;

- Ajudar a evitar automedicação e intoxicações medicamentosas;

- Promover o uso racional de medicamentos;

- Informar os perigos do descarte de medicamentos no lixo doméstico;

- Evitar a contaminação do solo e da água, preservando o meio ambiente;

- Gerar economia para as pessoas e para os cofres públicos, reduzindo o número de judicialização.


MAIS NOTÍCIAS