Geral

Horto Medicinal integra complexo da Praça CEU

Doze canteiros compõem o espaço que conta com hortigranjeiros e o Relógio do Corpo Humano
29/06/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Fotos: ASCOMBG
Anterior Próximo

A Praça CEU, de Bento Gonçalves, localizada no Bairro Ouro Verde e que compreende biblioteca, espaço cultural, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), quadra esportiva e outros serviços passou a contar, em 2021, com uma horta comunitária. A iniciativa surgiu com o intuito de atender famílias, dentro dos regramentos do Cadastro Único, que frequentam o CRAS. O excedente é distribuído a entidades beneficentes do Município.

Agora, o espaço também conta com o Horto Medicinal: Relógio do Corpo Humano, com o o cultivo de plantas medicinais referendadas pela ciência para a prevenção e tratamento de doenças. O projeto faz parte do estágio curricular do curso de Bacharelado em Enfermagem da UNICNEC- BG, desenvolvido pela acadêmica Martina Caiane Henrich e que está sendo realizado na Unidade de Saúde Ouro Verde.

“Temos aqui 21 variedades diferentes de chás. Os mesmos são tradicionais na medicina chinesa. Para desenvolver o projeto contamos com o apoio da Emater na busca das plantas. O espaço, que fica aberto para quem quiser visitar e se utilizar das ervas medicinais, foi construído pensando na comunidade. Além disso, queremos também incentivar  nas pessoas a cultura da culinária alternativa”, ressalta Martina. 

 O uso de plantas medicinais faz parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), inseridas na rede pública desde o ano de 2006. “Nossa ideia é trabalhar com os chás, sendo que cada um tem um horário específico para ser tomado. Todos estão identificados com o nome da planta e o horário sugerido para ser ingerido”, destaca a nutricionista, Nara Silveira.  


MAIS NOTÍCIAS