Depois de quase 25 anos, avião utilizado na 2ª Guerra volta a voar em Garibaldi
Pelas Redes Sociais, a equipe do Aeroclube de Garibaldi comunicou na semana passada a conclusão da restauração do avião que foi muito utilizado para treinamento de pilotos que passaram pela escola de pilotagem local. Com a matricula, PP – HQM, a aeronave PT-19 fabricada pela americana Fairchild é considerada uma das mais conhecidas pelos aviadores que passaram por Garibaldi.
Trazido dos Estados Unidos, durante a II Guerra Mundial, o monomotor foi utilizado para o treinamento de pilotos militares da Força Aérea Brasileira – FAB entre 1942 e 1960, quando foram transferidas para Escolas de Aviação Civil. O Fairchild PT-19 é um tipo de aeronave “Primary Trainer” (treinador primário), introduzida em operação na década de 40. Durante sua vida operacional militar, serviu em diversas forças aéreas, treinando pilotos para alcançarem experiência básica necessária de voo, posteriormente evoluindo para aeronaves avançadas. Com o ingresso do Brasil na Segunda Guerra Mundial, 170 desses aviões foram trazidos ao nosso país, assim integrando a Força Aérea Brasileira (FAB).
Em 1975, o Aeroclube de Garibaldi recebeu um PT-19 e hoje a aeronave é considerada rara. Conforme o presidente do aeroclube, Márcio Foppa Simonaggio, a restauração do PT – 19 é um sonho realizado pela diretoria e associados “Que aturam incansavelmente na busca de colocar novamente a aeronave em voo”, afirmou.
Toda a manutenção e parte burocrática como a documentação junto a ANA para o avião poder voar, foi feita por integrantes do próprio aeroclube. O presidente ainda afirmou que em breve, um evento será feito para inaugurar oficialmente o avião restaurado.