Economia

Estudo mostra recuperação na geração de empregos em Bento Gonçalves

Município fechou abril com saldo positivo de 127 vagas
30/06/2022 Em Bento Gonçalves
Exata Comunicação - Foto: Marcello Camargo/ Agência Brasil

      Depois de fechar março com saldo negativo de empregos, Bento Gonçalves voltou a registrar recuperação na geração de postos de trabalho. Segundo o mais recente boletim do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), o município finalizou abril com saldo de 127 vagas positivas – mesmo número de fevereiro deste ano.

     A performance, a partir dos dados analisados do Novo Caged, se deve principalmente ao setor de serviços. O segmento foi responsável pela criação de 123 vagas, com a área de alimentação sendo a maior geradora de oportunidades (+23), seguida de perto por serviços de escritório (+20), educação (+19) e TI (+18). O comércio contribuiu com a criação de 35 vagas e a construção civil, com 16.

    Por outro lado, a indústria registrou seu terceiro mês consecutivo de retração, desta vez fechando 47 postos de trabalho – ainda assim, o segmento mantém saldo no azul entre janeiro e abril deste ano, com 150 postos positivos.

     No acumulado do ano, Bento computa a geração de 727 vagas, sendo o 16º mais bem posicionado no Rio Grande do Sul, com grande contribuição do setor dos serviços (440) para tal desempenho. Já o volume de empregos formais no mês (47.828) é 1,5% maior ao de dezembro de 2021 (47.101), alcançando o maior volume da série até então. “Há uma estabilidade no total de empregos formais, considerando janeiro a abril de 2022, cenário semelhante ao identificado no mesmo período de 2021”, pondera o membro do OECON Fabiano Larentis, autor do boletim.



MAIS NOTÍCIAS