Eventos/Cultura

Garibaldi adere ao Projeto Estadual de Escolas Cívico-Militares

EMEF Attílio Tosin passa a ter monitoria de servidores militares
01/07/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso- Prefeitura de Garibaldi/Divulgação
Anterior Próximo

    Garibaldi está entre os municípios gaúchos que aderiram ao Projeto Estadual de Escolas Cívico-Militares. Através de lei municipal sancionada em fevereiro deste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Attílio Tosin passa a integrar a iniciativa.  A cerimônia de adesão e início dos trabalhos de monitoria dos reservistas aposentados da Brigada Militar ocorreu na tarde  desta sexta-feira (1).

    Na oportunidade esteve presente na solenidade, o Deputado Estadual Luciano Lorenzine Zucco, autor e incentivador do Projeto Escolas Cívico-Militares a nível Estadual,  entre outras autoridades.

   O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

    A EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin passa a receber dois servidores reservistas da corporação militar estadual, Primeiro Tenente João Carlos da Silva dos Santos e Segundo Sargento Jarbas Macedo Pinto, que atuaram como monitores cívico-militares, contribuindo para o aprimoramento da cidadania dos alunos, o controle da ordem dos educandos, garantindo a ética e a postura de alunos, professores e comunidade escolar. 

    De acordo com a secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa não haverá intervenção pedagógica, apenas uma remodelagem de conduta.


  Entenda a decisão da comunidade escolar

A comunidade escolar da agora EMEF Cívico-Militar Attílio Tosin foi às urnas no dia 1º de junho de 2021 para decidir sobre a instalação do programa. Entre pais, responsáveis e professores, 115 dos 140 votantes que compareceram ao pleito foram favoráveis à adesão, representando 82,14% (Destaca-se que estes números são referentes aos alunos matriculados na escola na época da votação).

Garibaldi foi um dos municípios gaúchos selecionados para o programa, após manifestação de interesse por parte da administração municipal. “É um programa de excelência, que agrega muito à nossa comunidade escolar com valores cívicos e morais. Queremos um ensino de qualidade e essa será sempre a base do nosso trabalho”, acrescenta Chesini.

MAIS NOTÍCIAS