Turismo e Gastronomia

Prefeitura de Bento Gonçalves instala Totens eletrônicos

30/07/2015
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

     Dentro das ações de promoção e desenvolvimento do turismo de Bento Gonçalves, por meio do programa Desenvolve Bento, a prefeitura apresenta nesta terça-feira, dia 04, os totens interativos do turismo. São terminais com altura de 1,38 metros que informam, de forma interativa, informações sobre atrativos turísticos, mapas, eventos, informações sobre a cidade e os distritos, roteiro de compras, restaurantes, hotéis entre outras.  Os equipamentos reúnem também informações históricas e dados gerais do município, como, demografia, economia e infraestrutura. A solenidade de apresentação da ferramenta ocorre a partir das 17h no Salão Nobre do Palácio Municipal.

     Com tela touchscreen, o aparelho possibilita a moradores e visitantes acesso a diversas informações e dicas. A maior parte do conteúdo está dividido em três idiomas: português, inglês e espanhol. Os equipamentos serão instalados nos seguintes pontos, determinados pelo fluxo de turistas: Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Pipa Pórtico, CAT Via Del Vino, CAT Aprovale, Parque de Eventos (Fundaparque), Maria Fumaça/Epopéia Italiana, Fundação Casa das Artes, Shopping Bento e Shopping L'América.

     O secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante, aponta que a tecnologia é grande aliada do turismo. "Com esses aparelhos, estaremos ampliando o horário de atendimento ao turista de forma muita eficiente e em pontos estratégicos", diz.

     Outra possibilidade é o monitoramento mensal através de relatórios individuais de cada totem, que irão fornecer informações quantitativas (total de acessos, locais e empreendimentos mais buscados) e qualitativas (avaliação dos locais visitados feitas pelos usuários dos totens). Os equipamentos possibilitam, também, completa interação entre o poder público e os usuários, que poderão registrar suas sugestões e opiniões.

     "Com relação à pesquisa digital, o objetivo é obter indicadores para políticas de desenvolvimento do turismo, sendo possível mensurar automaticamente os resultados e identificar padrões de comportamentos que possibilitarão um planejamento e um fortalecimento da economia gerada pelo Turismo", acrescenta Gilberto. Além disso, os totens permitem atualização contínua, tanto do conteúdo quanto das formas de apresentação, permitindo a inclusão de novos dados, entre outras funções.

     O prefeito Guilherme Pasin destaca que o incentivo a atividade turística é uma das prioridades de seu governo. "Nosso maior objetivo é fortalecer o setor, que já se constitui em uma forte fonte econômica para nossa cidade, gerando emprego e renda. Esses equipamentos irão qualificar ainda mais os serviços oferecidos para as pessoas, que podem vir aqui, acessar o totem e encontrar diversas informações importantes de nosso município".

     A tecnologia do totem interativo foi desenvolvida por uma agência digital de Bento Gonçalves, em parceria com o governo municipal. O projeto conta com o apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, Fundação Casa das Artes, Fundação Parque de Eventos, Grupo Giordani Turismo,  L'América Shopping e  Shopping Center Bento Gonçalves.

     O município de Bento Gonçalves tem recebido mais visitantes a cada ano. De acordo com a SEMTUR, houve um aumento de 25% no fluxo turístico dos últimos três anos, sendo que, só em 2014, o município de Bento Gonçalves registrou a marca de mais de 1 milhão de visitantes.

     As informações serão disponíveis em módulos:

     -Eventos Hoje: programação dos eventos do município e região (exposições, espetáculos, jantares especiais entre outros);

     -Informações Gerais do Município: dados gerais do município de Bento Gonçalves como história, cultura, demografia, economia, festividades e principais atrações turísticas;

     -Onde Comprar: informações completas sobre os empreendimentos que fazem parte do roteiro Tour de Compras;

     -Onde Comer: principais estabelecimentos gastronômicos do município;

     -Onde Ficar: principais meios de hospedagem do município;

     -Onde Visitar: Principais pontos turísticos do município, sugestões de rotas (pré-estabelecidas) e filtros para facilitar a busca por interesse;

     -Registre seu Momento: ferramenta que possibilita ao usuário do totem compartilhar fotos instantâneas nas redes sociais-Guias e Agências de Turismo: relação de guias de turismo e agências de turismo do município.

     -Ranking: classificação dos lugares e empreendimentos mais acessados/buscados pelos usuários do totem;

     -Atendimento ao Cidadão: módulo voltado à comunidade local que possui informações fiscais, informações de arrecadação, estudos econômicos e estudos tributários.

 

MAIS NOTÍCIAS