Região

Estação Férrea de Carlos Barbosa vai passar por obra de requalificação

Ideia é que local sirva à comunidade com espaço para atividades artísticas e culturais
19/07/2022 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso / Foto: divulgação

     O principal patrimônio histórico de Carlos Barbosa, a antiga Estação Férrea, vai passar por uma obra, em breve. Para isso, o prédio já está sendo isolado com tapume para implantação do canteiro de obras. 

Posteriormente serão feitas melhorias na estrutura geral, além da aquisição de mobiliário. A ideia é que o local sirva à população com auditório e espaço multiuso para atividades artísticas e culturais.

O diretor-presidente da Proarte, Eliseu Demari, afirma que o valor captado para executar o projeto totaliza R$ 3.963.228,25. Entretanto, como o projeto é de 2018, muitos valores do orçamento estão defasados. “Provavelmente haverá pedido de reequilíbrio financeiro e de reabertura de captação”, revela.

Por conta desse possível movimento em relação aos recursos, Demari ressalta que ainda não há estimativa de prazo para a execução. “Embora gostaríamos de contar com a entrega em um ano”, comenta.

Demari também reforça a importância do projeto para o município. “É uma obra fundamental para Carlos Barbosa, pois diz respeito ao nosso principal patrimônio histórico, localizado no coração geográfico e afetivo da cidade. Além de preservarmos a história, vamos superar um déficit de espaços públicos adequados para o desenvolvimento de nossa cultura”, defende.

A Fundação de Cultura e Arte (Proarte) alerta pais e responsáveis que mantenham atenção redobrada sobre as crianças que utilizam o parquinho infantil vizinho à Estação Férrea durante o período da obra.

Entenda como ocorreu o processo

     O processo iniciou ainda em 2018, quando arquitetos barbosenses apresentaram propostas para uso do local. Em seguida, a Prefeitura contratou uma empresa para captar recursos via Lei Federal de Incentivo à Cultura para executar a obra.

A homologação da proposta foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de abril. Contudo, a liberação dos recursos captados junto a empresa ocorreu recentemente.




MAIS NOTÍCIAS