Eventos/Cultura

Concurso Literário de Carlos Barbosa recebe inscrições de todo país

Proarte recebeu 281 trabalhos em prosa e verso que serão avaliados por jurados
20/07/2022 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso / Foto: divulgação

     O primeiro Concurso Literário de Carlos Barbosa, promovido pela Fundação de Cultura e Arte (Proarte), já trouxe bons resultados. Ao todo, foram recebidos 281 trabalhos em prosa e verso, até o último dia de inscrição, que ocorreu na segunda-feira (18).

A categoria com o maior número de inscritos é a de poemas, com 136 trabalhos recebidos. Depois está a categoria de contos, com 131 inscritos. Na categoria verso municipal são 9 inscritos, seguido pela prosa municipal, com 5 inscrições.

O diretor da Proarte, Eliseu Demari, destaca que por ser o primeiro concurso, o número de participantes surpreendeu. “Consideramos uma boa participação, com quase 300 inscritos. Esperamos que para o próximo ano ele (projeto) cresça em participação e importância”, afirma.

Demari revela que a Proarte recebeu textos do país inteiro. “Desde o Rio Grande do Sul a Roraima, o que nos dá um sinal claro do quanto a arte e a cultura devem ser incentivadas. Temos a responsabilidade de trabalhar pela oferta de espaços e produtos culturais de qualidade e acredito que estamos no caminho certo”, comemora.

Além disso, ele acrescenta que essa e demais iniciativas que estão sendo produzidas, tem por objetivo principal fazer com que Carlos Barbosa seja ainda mais reconhecida como protagonista e fomentadora da arte e da cultura.

Sobre o concurso

Os textos recebidos vão ser avaliados por jurados. Os vencedores serão conhecidos no dia cinco de setembro. Os cinco melhores textos de cada categoria serão publicados em uma coletânea alusiva ao Concurso Literário, cujo lançamento se dará no dia oito de novembro, durante a solenidade de abertura da 30ª Feira do Livro.


MAIS NOTÍCIAS