Saúde

Prefeitura de Garibaldi realiza exames contra hepatites virais

Ação, alusiva ao Julho Amarelo, ocorre neste sábado (30), das 8h às 12h
25/07/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Em alusão ao Julho Amarelo, a Secretaria da Saúde de Garibaldi está engajada na campanha e conscientização de prevenção contra hepatites virais.

No próximo sábado, 30 de julho, das 8h às 12h, serão disponibilizados, no Posto Central, testes rápidos de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV para toda a população interessada. Não há necessidade de agendamento prévio.

Neste momento, também serão disponibilizadas todas as vacinas de rotina do calendário vacinal, exceto a da COVID.

A secretaria reforça a obrigatoriedade de utilizar máscara em todos os estabelecimentos de saúde, bem como de apresentar carteira de vacinação e documento com foto no momento da vacinação.

Campanha Julho Amarelo

A campanha “Julho Amarelo” tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Alguns sintomas da hepatite podem se manifestar na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, contudo, nem sempre a doença apresenta sintomas e por isso a importância da prevenção.



MAIS NOTÍCIAS