Saúde

Bento realizou 365 cirurgias de média complexidade pelo SUS no primeiro semestre

Cerca de 5 mil pessoas ainda aguardam os procedimentos
26/07/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     A Prefeitura de Bento Gonçalves divulgou o balanço de cirurgias de média complexidade realizadas no primeiro semestre deste ano. Até junho, foram efetuados 365 procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A fila de espera que datava de 2016 avançou e estão sendo chamados os pacientes de 2018, a depender da especialidade.  Segundo o Poder Público, a meta é reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca 5 mil pessoas. 

   Dos pacientes que foram operados neste ano, 259 fizeram cirurgia no Hospital Tacchini, e 106 no Hospital São Pedro, em Garibaldi. Atualmente aproximadamente 100 pacientes já estão aptos (com exames pré-cirúrgicos prontos) para a realização dos procedimentos. 

   Os procedimentos abrangem cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, proctologia, otorrinolaringologia, cirurgia torácica, urologia e vascular.

   A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destaca que entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2022 as cirurgias eletivas estavam suspensas devido à pandemia pelo coronavírus, no entanto os atendimentos estão avançando. "Conseguimos praticamente em quatro meses reduzir em dois anos a fila de espera que estava represada. Nós continuamos em contato com hospitais e outras instituições para ampliar ainda mais o quantitativo, para que a fila siga andando rapidamente e atendendo os pacientes que estão aguardando a mais tempo", apontou. 

    O chamamento público para instituições segue aberto e pode ser acessado no https://bentogoncalves.atende.net/autoatendimento/#!/tipo/servico/valor/8/padrao/1/load/1


MAIS NOTÍCIAS