Barragem de Garibaldi volta a ficar limpa
Um dos problemas que perturba a população de Garibaldi por muitos anos é a situação da barragem da Corsan, onde as salvinias, conhecidas popularmente como "marrequinhas", formam uma camada sobre o espelho d´água e deixa um aspecto feio para quem transita pelo local, principalmente turistas.
Nesta semana, nossa equipe foi até a barragem e verificou que ela está completamente limpa e procurou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para ter mais detalhes do que foi feito para que a lamina de água ficasse limpa. Conforme o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Anderson Dalla Rosa, existe um contrato entre município e Corsan e a empresa é responsável pelo abastecimento de água na cidade. Neste contrato, inclui a limpeza da barragem, sendo que a última foi realizada no ano passado, inclusive utilizando um barco para a retirada deste material.
Ainda conforme Dalla Rosa, o contrato estabelece que a Corsan faça a limpeza anual do espaço e geralmente isso é feito no mês de outubro. A retirada das "marrequinhas", desta vez, ocorreu devido a movimentação das águas durante a enchente e o aumento do nível nos últimos meses, fez com que as salvinias e o resto do material acaba-se se movimentando e sendo eliminado pelo vertedouro.