Saúde

Bento Gonçalves tem nove casos confirmados de dengue

São 3 confirmações em Carlos Barbosa e uma em Garibaldi
26/07/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     De acordo com o Ministério da Saúde, os registros de dengue aumentaram 195,9% este ano em todo o país, com relação ao mesmo período de 2021. Segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 24 de junho, foram notificados 1.172.882 de casos prováveis da doença, o que representa uma incidência de 549,8 casos para cada 100 mil habitantes. Até a data do levantamento, foram confirmados 585 óbitos pela doença no Brasil.

     No Rio Grande do Sul até esta terça-feira (26) já foram emitidas 84.775 notificações, sendo que 55.217 casos foram confirmados. No Estado, são 65 óbitos contabilizados em decorrência da doença. 

    Com relação à Bento Gonçalves, já foram emitidas 73 notificações e foram nove confirmações da doença. Em Garibaldi foram 26 notificações e um caso confirmado. Já em Carlos Barbosa foram 15 casos notificados e 3 confirmações. Nas três cidades nenhuma morte foi confirmada. 

    Sobre a forma de transmissão 
    A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. O mosquito tem em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.

   Os principais sintomas da dengue são:
    Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
    Dores musculares intensas
    Dor ao movimentar os olhos
    Mal-estar
    Falta de apetite
    Dor de cabeça
    Manchas vermelhas no corpo

MAIS NOTÍCIAS