Geral

Prefeitura de Carlos Barbosa lança programa Saúde na Escola

Evento ocorreu na tarde de terça-feira, 2 de agosto, no Centro Educacional Ivo Tramontina
03/08/2022 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde com o apoio da Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa lançou o Programa Saúde na Escola (PSE) na terça-feira, 02 de agosto, no Centro Educacional Ivo Tramontina (CEIT).

     O objetivo da iniciativa é proporcionar o pleno desenvolvimento dos alunos promovendo qualidade de vida através de ações na prevenção e atenção integral à saúde.

     Para o PSE, ambas as áreas - saúde e educação - são vistas como espaços que auxiliam e contribuem para a construção de valores pessoais, crenças, conceitos e diferentes maneiras de conhecer o mundo. Sendo assim, a construção da responsabilidade mútua entre equipes dessas duas áreas está dentre uma das estratégias consideradas privilegiadas para promoção da saúde e qualidade de vida dos estudantes que são acompanhados pelo programa.

     Estiveram presentes no lançamento os diretores das escolas, o prefeito Everson Kirch, a vice-prefeita Beatriz Martin Bianco, secretários municipais e a imprensa. Na oportunidade, os profissionais que integram o PSE serão apresentados, bem como falarão a respeito do programa.

     Os profissionais já estão sendo acompanhados pela secretária de Educação Eliani Lanzarini nas visitas às escolas, onde nesta semana, iniciaram as atividades como Projeto Piloto. Locados como servidores da Educação, tem suas atividades administrativas junto ao Centro de Saúde, supervisionados pela secretária Lenice Nery.

     O PSE será desenvolvido inicialmente em algumas escolas municipais e estaduais do município e contará com a participação de três profissionais contratados, a enfermeira Elisangela Iolanda do Nascimento Leandro, o enfermeiro Luis Gustavo Pedrotti Tortini e a auxiliar em saúde bucal Jessica Juliana dos Santos Bender que juntos vão desenvolver as atividades propostas pelo programa, dentre elas:

- Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;

- Verificação da situação vacinal;

- Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;

- Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;

- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;

- Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;

- Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;

- Prevenção das violências e dos acidentes;

- Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;

- Prevenção à Covid-19 nas escolas.




MAIS NOTÍCIAS