Saúde

Ações incentivam aleitamento materno em Garibaldi

Projetos “Mamanalgesia” e “Empresa Amiga da Amamentação" são referências na causa
08/08/2022 Em Garibaldi
Fonte: Apeme - Foto: : Greice Scotton Locatelli

     O mês de agosto é dedicado a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O nome "Agosto Dourado" faz referência ao fato de o leite materno ser considerado padrão ouro em termos de alimentação para crianças na primeira fase da infância. Em Garibaldi, a Parceiros Voluntários, braço social da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), a Apeme Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e o movimento Virada Feminina têm desenvolvido uma série de ações nesse sentido. Entre elas, destaque para os projetos “Mamanalgesia” e “Empresa Amiga da Amamentação”.

    Mamanalgesia

    A dor ou desconforto do bebê na hora da vacina podem ser amenizados com uma atitude simples: amamentá-lo durante a aplicação da dose. A prática é chamada de Mamanalgesia e é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Como forma de incentivar que a mamanalgesia seja praticada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) de Garibaldi, as entidades se engajaram na doação de uma poltrona, um pufe e novos jogos de lençóis que foram destinados à Sala de Vacinação da UBS Central, onde cerca de mil crianças são vacinadas por mês. As integrantes da equipe da Sala de Vacinação também passaram por uma atualização que incluiu aprofundamento nas técnicas.  

    Empresa Amiga da Amamentação

     Pensando em facilitar a rotina e incentivar as mulheres a continuarem com o aleitamento pelo maior tempo possível, mesmo após o fim da licença-maternidade, foi criado o projeto "Empresa Amiga da Amamentação". A unidade da Tramontina em Garibaldi foi a primeira empresa privada a aderir à iniciativa: uma sala de apoio à amamentação foi inaugurada em maio. O ambiente é utilizado para que as colaboradoras possam fazer a chamada ordenha (retirada) do leite com privacidade e tranquilidade. O local conta com poltronas individuais, mesa de apoio, pia e geladeira/freezer destinados exclusivamente para conservação de leite materno – com o armazenamento adequado é possível oferecê-lo ao bebê posteriormente. Em agosto do ano passado, uma sala desse tipo começou a funcionar junto à Prefeitura de Garibaldi. Ambos os espaços contam com obras de arte exclusivas assinadas pela artista garibaldense Ana Caroline Becker.

    Retomada de grupos de gestantes

     Outra mobilização conjunta das entidades é pela retomada dos grupos de gestantes, uma prática que acabou prejudicada após a pandemia. Através dos encontros é possível conscientizar as futuras mamães sobre a importância dos cuidados pré-natal e também sobre o aleitamento materno, entre outros assuntos.

MAIS NOTÍCIAS