Política

Câmara de Bento aprova contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem

Também foi autorizado um repasse de recursos para aquisição de viatura ao Consepro
09/08/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Câmara Bento

      A 75ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves votou nesta segunda-feira (9) seis matérias. A primeira, o Projeto de Lei (PL) de nº 96/22, foi referente a contratação de 22 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem pelo Poder Público Municipal. 

      Aprovado por unanimidade, o projeto se refere à contratação temporária e emergencial dos profissionais para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s),  tendo em vista o aumento considerável de atendimentos e defasagem na equipe, em razão do desligamento de servidores pelo encerramento de contratos. 

      A segunda pauta foi o PL 24/22, de autoria do vereador Valdemir Antonio Marini (PP), que tem por objetivo denominar oficialmente a praça situada na Rua Albério Lorenzini, na Linha Eulália, como Praça Arcindo Antonov. Também aprovado sem votos contrários, o projeto trata de uma homenagem à memória do bento-gonçalvense Arcindo Antonov, que trabalhou durante sua vida no comércio, iniciando suas atividades nos anos 70, e atuou em prol do desenvolvimento local e regional. 

      A terceira proposta em discussão foi o PL n° 86/22, encaminhado pelo Poder Executivo, que autoriza o município a desafetar e alienar imóveis. Se tratam de 15 áreas, sendo duas no Loteamento Bela Vista II, quatro no Loteamento Bela Vista, duas no Loteamento Imigrante, uma no Parque Residencial São Marino, uma no Loteamento Santa Helena, uma no Loteamento Dona Irma, uma no Loteamento Belvedere I, uma no Loteamento Copat, uma no Loteamento Santo Antão II e uma em um lote urbano. 

     Segundo a proposta, os recursos provenientes das alienações dos imóveis serão destinados às despesas de capital e/ou regime de previdência próprio dos servidores públicos. O projeto foi aprovado por maioria de votos, com pareceres contrários dos vereadores  Eduardo Pompermayer - Duda (União), José Antonio Gava (PDT), Agostinho Petroli (MDB) e Edson Biasi (PP). 

     O quarto tema em votação foi o PL nº 90/2022, aprovado por unanimidade, que autoriza o município a efetuar repasse de valores para a Fundação Consepro de Apoio à Segurança Pública (Consepro). Conforme justificativa, o repasse no montante de R$ 280 mil será utilizado para financiar a compra de uma viatura picape a diesel 4X4 MT 2022/2023, equipamentos e material permanente.

     A aquisição dará suporte em ações que envolvem a fiscalização preventiva, de controle e repressiva, dos crimes contra o meio ambiente, contribuindo para a execução de um serviço qualificado, minimizando o prazo de resposta no atendimento das requisições dos órgãos como Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia e demais órgãos envolvidos, bem como garantir a resposta esperada pela comunidade local.

     Já o quinto projeto, de nº 93/22, também de autoria do Poder Público Municipal, diz respeito a alterações relacionadas ao Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor Público Municipal de Bento Gonçalves (RS) - FAPSBENTO. A matéria foi aprovada pela maioria dos parlamentares, com voto contrário do vereador Anderson Zanella (PP). 

    A última proposição votada foi a moção de aplauso nº 6/22, proposta pelo vereador Davi Da Rold (PP), ao Clube Esportivo de Bento Gonçalves que conquistou o título da Série A2 do Gauchão na temporada de 2022, aprovada também por unanimidade. 


MAIS NOTÍCIAS