Política

Projeto de duplicação da BR-470 é apresentado na Câmara de Bento Gonçalves

Proposta foi explicada pelo prefeito municipal na sessão desta segunda
23/08/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Nesta segunda-feira (22), os vereadores de Bento Gonçalves votaram quatro propostas durante a 77ª sessão ordinária do Legislativo. Além disso, o prefeito municipal, Diogo Segabinazzi Siqueira, utilizou a tribuna para apresentar um projeto de duplicação e melhorias na BR-470. 

     Segundo Siqueira, o motivo da apresentação é a importância da aprovação pelos parlamentares. A matéria autoriza o Executivo a contratar uma empresa especializada para elaboração de estudos básicos de engenharia. “Existe um projeto antigo do DAER e precisamos adequar com as regras do DNIT. Precisamos agilizar esses investimentos”, apontou o gestor. 

    O projeto compreende o trecho que vai do acesso principal ao Vale dos Vinhedos até o acesso a Faria Lemos (km 208,6 ao km 219,1). Conforme o prefeito, neste local, o tráfego urbano e o de longa distância conflitam. A falta de intersecções em desnível para os principais acessos ao município prejudica a fluidez e a segurança do trânsito.

     “A BR-470 é uma estrada que é quase uma perimetral de Bento Gonçalves. As pessoas que trafegam da zona norte para zona sul, acabam pegando esse caminho. Ela se constitui como uma via importante para o cidadão de Bento e todos sabem a dificuldade de atravessar, principalmente em períodos de pico. Precisamos ter o projeto executivo para buscar recursos para duplicá-la. Por isso, hoje entregamos para tramitação na Câmara de Vereadores e debatemos esse projeto”, destacou Siqueira.  

    Educação

    Foi aprovado por unanimidade, o projeto de nº 8/22, proposto pelo Poder Executivo, que possibilita a suplementação de carga horária para os membros do magistério municipal que possuem mais que um vínculo com carga horária semanal inferior a 40 horas semanais em cada um, desde que, haja compatibilidade de horários e que justamente não ultrapasse o limite da carga horária semanal. 

   Homenagens

    Também foram aprovados dois projetos, de nº 83/22 e 92/22, que denominam vias públicas “Rua Carlos Roberto Alves Fagundes" e “Rua Luigi Pessetto”, respectivamente. 

    O primeiro, de autoria do vereador Davi Da Rold (PP) passa a nomear de Rua Carlos Roberto Alves Fagundes, a rua "A" do Loteamento Adelino Perfile, localizada no Bairro São Valentin. Trata-se de uma homenagem à memória do cidadão bento-gonçalvense, filho de Dolores da Rosa Fagundes (1' mãe de santo de Bento Gonçalves, raízes de Umbanda), e de Pedro Alves Fagundes (coveiro do cemitério municipal de Bento Gonçalves), uma das cinco primeiras famílias de negros da cidade. 

    O segundo, de autoria do vereador Rafael Fantin – Dentinho (PSD), denomina a Rua Luigi Pessetto, o trecho da rua Francisco Ferrari, após o entroncamento com a rua Avelino Signor até a estrada do Barracão, em uma homenagem a uma das inúmeras personalidades da imigração italiana, pelo incansável trabalho realizado em prol do desenvolvimento da localidade, bem como da indústria nacional. 

    Medalha de honra ao mérito

    Aprovado sem votos contrários, o projeto de resolução 10/22 de autoria do vereador Ari Pelicioli (Cidadania) concede a "Medalha do Mérito Farroupilha" ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço Velho pela passagem dos 65 anos e ao Srs. Sérgio de Toni e Antenor Rizzi, pelos trabalhos realizados dentro do movimento e cultura tradicionalista no município.


MAIS NOTÍCIAS