Educação

Projeto doa mais de 1080 livros para escolas de Bento Gonçalves

Obras literárias de autores gaúchos serão trabalhadas em sala de aula
06/09/2022 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso / Foto: divulgação

     Com a proximidade da Feira do Livro em Bento Gonçalves, o projeto “Encontro com o Escritor” mobiliza a comunidade escolar em torno da leitura. Com esse viés, os educandários do município estão recebendo obras de escritores gaúchos, que serão trabalhadas em sala de aula.

     Nesta terça-feira (6), ocorreu a entrega de alguns destes livros na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambon Benini. Ao todo, serão entregues pelo menos 1081 livros em todas as escolas do município.

     Sobre o projeto

     A necessidade de desenvolver ações que proporcionem o livre e irrestrito acesso ao livro e à leitura, possibilitando a participação efetiva da comunidade na Feira faz com que o contato do leitor com o escritor e sua obra seja o caminho para o efetivo desenvolvimento das relações de leitura.

     Cada escola envolvida no projeto recebe exemplares dos livros do escritor selecionado, para integrar o acervo da biblioteca escolar. As escolas comprometidas com o projeto são orientadas e reunidas, periodicamente, para esclarecimentos e trocas de experiências.

     Definido o escritor, as escolas trabalham com antecedência as obras sugeridas pelos escritores e selecionadas pela Comissão Organizadora da Feira do Livro, além da biografia do escritor, para tornar o momento do encontro, que culminará na Feira do Livro, mais significativo, oportunizando um maior envolvimento e aproximação dos alunos com o escritor.

     Dentro da programação da Feira do Livro, os encontros entre os alunos e escritores ocorrem dando assim uma finalidade para todo o trabalho desenvolvido nas salas de aula.

     A 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves acontece entre os dias 5 e 16 de outubro.



MAIS NOTÍCIAS