Geral

Iniciam obras da reestruturação do Pronto Socorro do Hospital São Roque

Devido às reformas, acessos a instituição passaram por alterações
12/09/2022 Em Carlos Barbosa
Fonte e foto: Portal Adesso

     Nos últimos dias iniciaram as obras da reforma completa da estrutura do Pronto Socorro do Hospital São Roque, em Carlos Barbosa, que está sendo realizada a partir de uma parceria estabelecida com a Tramontina. 

     Devido a isso, os atendimentos adultos e pediátricos foram redirecionados para uma estrutura temporária. “Iniciamos no mês de agosto todo o preparo, a migração dos atendimentos para uma ala improvisada para que essa estrutura toda, todo o pavilhão do Pronto Socorro pudesse ser revitalizado. É uma grande obra em termos de tamanho e de complexidade porque ela mexe diretamente no atendimento dos pacientes”, destacou a gestora do Hospital São Roque, Cátia Argenta.

     Dessa forma, as consultas foram transferidas para um espaço na lateral do prédio do Hospital São Roque. O espaço também tem comunicação direta com a parte de internação da instituição. “Nesse momento, para que a obra seja executada, nós fizemos uma estrutura improvisada, onde é feito o primeiro acolhimento dos pacientes. Caso ele precise ficar em observação, fazer medicamentos ou exames, é conduzido para o interior do hospital”, aponta Cátia. 

     Pacientes cirúrgicos e visitantes também tiveram a entrada redirecionada pelo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) e aqueles que vão realizar endoscopias deverão entrar pela Clínica de Especialidades. O estacionamento também está com vagas reduzidas e o acesso principal de pedestres deve ocorrer pela escadaria da Avenida Presidente Kennedy. 

     “A gente precisou modificar os acessos do hospital e pedimos muita compreensão da população. É necessário fazer essa mudança transitória para que daqui a pouco a gente possa ter uma estrutura totalmente remodelada e em uma condição muito melhor de atendimento, que realmente vai mudar o patamar de atendimento de Pronto-Socorro do Hospital São Roque”, ressalta a gestora. 

     O único serviço que se mantém inalterado durante a primeira etapa, que consiste na preparação efetiva do canteiro de obras, com a organização dos tapumes, isolamento e liberação de algumas áreas, é o espaço das ambulâncias. Demais serviços também devem ter alterações durante os cerca de 8 meses de duração das obras.

     Novo Pronto Socorro

      Com o novo Pronto Socorro, o hospital vai aumentar em 100% sua estrutura de atendimento de emergências, permitindo prestar assistências a mais de um caso crítico ao mesmo tempo. Além disso, serão criados quatro leitos de estabilização, que terão monitorização intensiva enquanto os pacientes aguardam estabilização e/ou encaminhamento ao outro centro.

    A reforma também prevê a separação do fluxo de acesso ao hospital. A porta da recepção será utilizada para visitas, cirurgias eletivas ou internações, enquanto a entrada do PS receberá atendimento de consultas conforme classificação de gravidade, separando os atendimentos por sintomas respiratórios ou não-respiratórios. O local ainda contará com acesso diferenciado para serviços como Samu e Corpo de Bombeiros. A intenção é agilizar o atendimento, evitando aglomerações e garantindo mais segurança para os pacientes.

     As melhorias contarão também com uma central de monitorização de sinais vitais, com a checagem de medicamentos junto ao paciente, garantindo segurança em todos os processos. Além disso, a farmácia satélite do Pronto Socorro vai passar a contar com um dispensário eletrônico. A tecnologia armazena os medicamentos e os materiais médicos, que são acessados somente por profissionais autorizados, com o uso de leitor de impressões digitais.

MAIS NOTÍCIAS