Tempo

Primavera deve ser de temperaturas baixas e com risco de geada

Segundo meteorologista, chuvas devem ficar abaixo da média em outubro e novembro
22/09/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso

     A estação mais gelada do ano chegou no último dia. A partir das 22h04 desta quinta-feira, 22 de setembro, começa a estação mais colorida: a primavera.

     Para entender como essa estação vai se comportar, a reportagem do Portal Adesso conversou com o meteorologista coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (SIMAGRO), Flavio Varone.

     Com relação as chuvas, no Rio Grande do Sul, assim como na região da Serra Gaúcha, os meses de outubro e novembro, segundo o profissional, devem apresentar valores de precipitação inferiores à média histórica na maioria das regiões. “Com chuvas mais regulares e próximas da média no decorrer de dezembro”, aponta.

     Já as temperaturas devem ficar abaixo da média no mês de outubro, com noites e madrugadas mais secas e mais frias. “O que ainda pode ocasionar eventos de geadas isoladas no decorrer do mês”, alerta Varone.

     Nos dois últimos meses do ano, novembro e dezembro, o meteorologista afirma que há tendência de aquecimento gradativo em todas as regiões. “Onde devemos ter períodos mais quentes, com pequenas ondas de calor e valores mais elevados”, finaliza.



MAIS NOTÍCIAS