Esportes

Ciclista de 63 anos vai pedalar mais de mil km para participar do GFNY Bento Gonçalves

Roberto Ferraro sairá de São Paulo e cruzará toda a região Sul do país de bicicleta para chegar à Serra
04/10/2022 Em Bento Gonçalves
Exata Comunicação / Foto: divulgação
Anterior Próximo

Quantos quilômetros você estaria disposto a pedalar para participar de uma etapa da principal maratona de ciclismo amador do mundo? Para o ciclista Renato Ferraro, a resposta ultrapassa a unidade de milhar. Morador do estado de São Paulo, ele percorrerá cerca de 1,1 mil quilômetros até chegar no Rio Grande do Sul para a disputa do GFNY Bento Gonçalves, a única etapa brasileira do circuito ciclístico GranFondo New York, que ocorre em 16 de outubro. 

O ousado desafio de Ferraro faz parte de um projeto que vem sendo estruturado há alguns anos. Saindo da Ponte Octávio Frias de Oliveira, na capital paulista, no dia 7 de outubro, o atleta prevê chegar em Bento Gonçalves dois dias antes da prova, ou seja, na sexta-feira (14). A ideia do ciclista é fazer o trajeto em sete dias, pedalando em média 200 quilômetros por dia.

Aos 63 anos, o ex-ciclista profissional coleciona uma vasta bagagem de pedais pelo mundo. Começou no ciclismo em 1976, na cidade de Cascavel, no Paraná, pedalando por equipes pequenas do interior. Em 1980 foi para São Paulo, onde foi contratado pela equipe da Pirelli, que na época era umas das maiores das Américas.

     No ano seguinte, convidado pela equipe da renomada Caloi, representou o Brasil durante dez anos em uma série de provas pelo mundo, em países como Bélgica, França, Holanda, Itália, Portugal e Alemanha. Em seu país natal, representando e fazendo parte de diferentes times, participou e conquistou importantes provas, como a Volta do Brasil de 1981, disputada em um percurso que conectou São Paulo à Brasília, o Campeonato Brasileiro de Estrada e a Taça Brasil de Ciclismo, uma prova realizada em Minas Gerais, em 1984 – além de conquistar medalhas em jogos pan-americanos. 

Apesar desse histórico invejável, Ferraro tinha um sonho a ser realizado: participar de uma prova em seu estado natal, justamente o Rio Grande do Sul. O atleta nasceu em Tunas Altas, uma pequena comunidade localizada entre Caxias do Sul e Gramado. Contudo, por ter saído muito cedo de lá, nunca pedalou na região onde nasceu.

O ciclista inscrito para realizar o percurso médio do GFNY Bento Gonçalves, de 80 km, mas  pode aumentar a quilometragem.

     Saiba mais sobre o GFNY Bento Gonçalves

     No próximo dia 16 de outubro, o GFNY Bento Gonçalves será promovido de forma inédita no Rio Grande do Sul, representando um momento emblemático para a modalidade no país e para o cicloturismo gaúcho. Para a prova, são esperados cerca de mil ciclistas, amadores e profissionais – vindos, em sua maioria, de outros estados brasileiros e de diferentes países. Serão duas opções de trajetos: o longo, de 143 km e com altimetria será de 2.963 metros; e a versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km e ganho de elevação chegando a cerca de 1.500 metros. A prova passa, além da cidade sede, pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. Todos os competidores largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com o suporte da prova. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. 

     Em paralelo, ocorre a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, feira que promete transformar o Parque de Eventos do município em um verdadeiro reduto de grandes marcas e atrações voltadas aos apaixonados pela modalidade – e também outras práticas esportivas. O evento ocorre entre os dias 14 e 16 de outubro, das 10h às 20h, no mesmo local onde haverá a concentração de atletas no dia da prova. A organização da etapa é da Global Sports Eventos Esportivos. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site https://bento.gfny.com.


MAIS NOTÍCIAS