Geral

Engenheira da Corsan explica o "verde" na barragem

Situação do espelho d' água tem deixado os moradores preocupados. Engenheira tranquilizou a comunidade
28/10/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: Portal Adesso

     Na tarde de quinta-feira (27), a engenheira da Corsan de Garibaldi, Fernanda dos Santos Pescador, particípou ao vivo do programa Prato Limpo. Na ocasião, ela esclareceu sobre a dúvida de muitos moradores, sobre a cor da água na  barragem do município. De acordo com a engenheira, a barragem está na cor verde devido a uma camada superficial de salvinias que são plantas flutuantes com folhas ovais chegando ao tamanho médio em 2,5 cm, fibrosa, cujos pelos repelem a água.

    Ainda de acordo com Fernanda, a samambaia aquática serve para abrigo e desova de peixes e outros animais aquáticos, contribuindo para a biodiversidade. Esta espécie de salvínia é muito ornamental, podendo ser cultivada em lagos e aquários e é

 importantes para o meio ambiente, principalmente para manter a qualidade da água. “Ali tem um eco sistema muito equilibrado, muito bonito. A fauna e flora ali são muito ricas”, afirma. "Portanto, quem passar pela barragem e avistar que no espelho d'agua está verde, não é nada demais e isso é até bom para a água pois auxilia na sua filtragem", disse.

     Também de acordo com a engenheira, sempre vai ocorrer a proliferação de macrófitas, por ser um processo natural do meio ambiente. “Quando existe uma grande alimentação de nutrientes, elas se proliferam. O que não podemos é deixar que fique totalmente coberto, senão os raios solares não vão entrar na superfície aquática para fazer a fotossíntese”, explica. Contudo, se toda vegetação for retirada, pode ocorrer proliferação de algas. “Isso seria muito prejudicial, principalmente no tratamento de água”, ressaltou.

     Antes das salvínias, o que víamos na barragem era as macrófitas, conhecidas popularmente como "marrequinhas", elas deixavam muito lodo no lago e por isso foram retiradas. Como a Corsan precisou baixar o nível da barragem devido as obras do novo trevo de acesso a cidade, o vertedouro ficou seco. Quando o nível da água aumentar, as salvíneas vão sair todas pelo vertedouro, deixando a aparência da barragem diferente.

 

MAIS NOTÍCIAS