Política

Domingo para escolher o próximo Presidente e Governador do Estado

Urnas abrem às 8hs e votação segue até as 17h. Resultado da eleição deve ser divulgado após às 18h
30/10/2022
Portal Adesso

     O segundo turno das eleições presidenciais e dos governos de 12 estados acontece neste domingo (30). A votação começa às 8h no horário de Brasília e segue até as 17h. No total, 156.454.011 pessoas estão aptas a ir às urnas. Além de escolherem quem vai governar o país pelos próximos quatro anos, os eleitores de Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe votarão para decidir quem será governador até 2026.

     Disputam a Presidência da República o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No primeiro turno, Lula foi o mais votado, com 57.259.504 votos (48,43%), e Bolsonaro recebeu 51.072.345 votos (43,20%).

     No Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) disputam quem será o próximo governador do Estado. No primeiro turno, Onyx venceu com ampla margem, sendo que Eduardo Leite só foi para o segundo turno, após uma disputa apertada com o candidato do PT, Edgar Pretto. Leite venceu Pretto por apenas 2.441 votos.

SAIBA MAIS SOBRE A ELEIÇÃO

O que levar no dia da votação?

É obrigatório levar documento com foto. Não precisa levar o título eleitoral, mas ele ajuda porque tem os dados do eleitor e a seção onde vota. 

e-Título

Também é possível apresentar o e-Título para votar. Não será possível gerar o documento digital no domingo. Quem não teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral e não tem foto no aplicativo, deve levar um documento oficial com foto para votar. 

Como saber meu local de votação?

Caso o eleitor esteja com dúvidas quanto ao local de votação, é possível descobrir por meio do aplicativo e-Título, logo na tela inicial, onde aparece a zona eleitoral e a seção em que o eleitor vota. Também está disponível o ChatBot, ou seja, o WhastApp do Tribunal Regional Eleitoral (TRE - RS) pelo número (51) 2312-2015. Por esse contato o eleitor também pode consultar seu título, local de votação e demais dúvidas. 

QUEM PODE VOTAR

Todo cidadão alfabetizado, nascido no país ou naturalizado, com idade entre 18 e 70 anos, é obrigado a votar. 

O voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Ou seja, eles podem, mas não são obrigados a votar.

Para votar, o eleitor deve estar com a situação regular na Justiça Eleitoral. 

Podem votar também os presos provisórios (aqueles que estão sob custódia da Justiça, mas ainda não tiveram condenação definitiva) e jovens que cumprem medidas socioeducativas, desde que possuam inscrição eleitoral regular. 

Quem está com o título eleitoral regular, mas ainda não fez a biometria poderá votar normalmente nas Eleições 2022.

Justificativa

Eleitores fora da cidade em que votam e que não fizeram o pedido de voto em trânsito não podem votar. Eles deverão justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, pelo site justifica.tse.jus.br ou pessoalmente em algum local de votação nos dias de eleição.

A ausência também pode ser justificada em até 60 dias após o turno de votação, com algum comprovante como atestado médico ou bilhete de viagem. 

O eleitor que não votou no primeiro turno deste ano precisa justificar o voto em um prazo de até 60 dias, que termina em 1 de dezembro de 2023.  Para o segundo turno, a data limite da justificativa é 9 de janeiro de 2023.



MAIS NOTÍCIAS