Geral

Prefeitura de Garibaldi se manifesta sobre demolição da Casa Dal Bó

Justiça ordenou demolição da casa após processo que durou anos
14/11/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso

     Na tarde desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Garibaldi emitiu uma Nota Oficial em relação a demolição da Casa Dal Bó, afirmando que está avaliando possíveis soluções legais e administrativas em relação ao espaço. Confira na íntegra:

     Nota Oficial

     A Prefeitura de Garibaldi esclarece que está avaliando, com seu corpo jurídico, possíveis soluções legais e administrativas em relação à Casa Dal Bó. 

     Há, no entanto, uma decisão judicial, ancorada em laudo pericial, que aponta a necessidade da demolição da edificação, em virtude de danos estruturais causados por obras executadas, sem cuidado e planejamento adequados, pela gestão municipal em 2004 e 2013, gerando inclusive risco às pessoas que circulam pela região. 

     Os primeiros danos ocorreram em novembro de 2004, após a detonação de rochas em frente ao prédio histórico para uma obra da Prefeitura, que prejudicou a estrutura. Já em 2013, outros serviços na Rua Júlio de Castilhos agravaram o quadro. 

     Os prejuízos à Casa levaram, inclusive, à condenação da Prefeitura ao pagamento de R$ 2.872.749,46, por danos morais, materiais e multa. Os valores foram pagos em agosto de 2021 pela atual gestão, cumprindo a determinação judicial decorrente das avarias causadas pelas administrações anteriores. 

     A Prefeitura reafirma seu compromisso com o patrimônio histórico, com a cultura do município e com a segurança de todos cidadãos.



MAIS NOTÍCIAS